Formulários para download

most download paper 2024.pdf

André Barcaui

article: who is better in project planning_ generative artificial intelligence or project managers_.pdf

Seminários continuados NUDE: núcleo de design, corpo, tecnopolítica
O Seminário Continuado NUDE promoveu debates sobre design, gênero e justiça, destacando a representatividade dos corpos no espaço público e na historiografia do design. O evento contou com a palestra de Griselda Flesler (FADU-UBA) sobre design, memória e justiça na medicina forense, e com Raquel Noronha (UFMA), que coordenou o lançamento do livro Design e Gênero: experiências coletivas de ensino.

Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design
Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design”, objetiva expor, através do relato de alunos e ex-alunos da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/UERJ), por quais transformações o ensino e o campo do design passam com o estabelecimento das políticas de cotas, principalmente no que se refere às relações de raça, classe e territorialidade. A tese também leva em consideração as narrativas ligadas ao pioneirismo do ensino de design no Brasil em Nível Superior, ligado à fundação da Esdi, e o estabelecimento pioneiro da política de cotas na UERJ, Universidade à qual a Escola está vinculada. Neste sentido, o trabalho chama atenção para tensões relativas ao ensino de design, estreitamente atrelado a uma narrativa estética hegemônica e eurocentrada, e as contradições apresentadas por uma sala de aula diversa em experiências e territorialidades.

Tese - Imaíra Portela de Araújo Medeiros - 2024 - Completa.pdf

comunidades de aprendizagem

programas de ação afirmativa

Bruno Viana de Andrade

Marcos Martins Borges

Ruth Espinola Soriano de Mello

Processos de criação

Objetos de criação residual: processos criativos em design como dispositivo facilitador da tomada de consciência e diálogo social
A pesquisa pretende investigar as possibilidades e características de objetos-processo de design, propostos com o nome de objetos de criação residual durante minha pesquisa de mestrado. Tais objetos são trazidos aqui como parte do processo de entendimento acerca de uma realidade externa, dando-se como resultado secundário e consequência material de um pensamento abstrato ou como reflexo da percepção de um contexto ou ambiente.


Nota de Falecimento: Renina Katz
Em memória de Renina Katz (1925-2025), professora da Esdi de 1968 a 1972

MediaLAB UERJ

visão computacional

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)

Marcelo Ghizi Freire

20240905_090616.jpg

apresentacao-02

apresentacao-01

espaco-medialab-festival-matematica
