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Marcos André Franco Martins

Arisio Rabin

Freddy Van Camp

Luiz Antonio de Saboya

Maria do Carmo Rodrigues de Oliveira

Marcela Lemos Perroni

Vanessa Rocha Bittencourt

Crisis Design?

The art of the Brick
Exposição em cartaz no Museu Histórico Nacional até o dia 15 de janeiro

32ª Bienal de São Paulo - Incerteza Viva

10ª semana de design PUC-Rio

Exposição Top XXI Prêmio Design Brasil 2016

Diálogo design: Polônia Brasil

Audiência Pública "Economia Criativa, Sustentável e Circular no Estado do Rio de Janeiro" - ALERJ

Mondrian e o movimento De Stijil

CMAHO 20 anos

Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem

Morgan-Snell – Expressão Figurativa Brasileira no Século XX

Fernando Chaves de Cerqueira

Design à mostra: o projeto de museus temáticos
O objetivo desse trabalho é compreender como o design é utilizado no espaço expositivo para construir contexto, conteúdo e linguagem. Entender quais estratégias são usadas para projetar ambientes atraentes à visitação em vista a proporcionar experiências coletivas e individuais, contemplativas, espaciais (imersivas), sensoriais e interativas. Para tal analisamos a mudança do papel dos museus ao longo do tempo e montamos um panorama das instituições museológicas no Brasil nas últimas décadas. Selecionamos padrões de exibição instituídos historicamente em termos mundiais, já que o Brasil sofreu enorme influência cultural da Europa e dos Estados Unidos. Estabelecemos uma base de conceitos que envolvem a linguagem do projeto de exposições e museus temáticos, considerando aspectos como formas de aprendizagem do público, comportamento deste em relação ao objeto exposto, produção de conteúdo, produção de sentido, escolha de linguagem, intencionalidade, construção de experiência, mediação e interface. Analisamos como estudo de caso, o projeto de dois museus temáticos contemporâneos, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol, com a intenção de construir uma crítica ao projeto espacial-visual, entendendo as relações estabelecidas entre os objetos (previamente existentes ou projetados produtos, textos, imagens, vídeos), a forma como eles são expostos e as características do local escolhido para abrigar a exposição.

Mariana de Freitas Boghossian

Helvecio da Silva

Marcelo Barbalho

Nenhuma futilidade será permitida
“Nenhuma futilidade será permitida” é um projeto de natureza teórico-prática que pretende instigar a reflexão acerca das ideias propagadas por expoentes do design gráfico. A origem do trabalho surgiu na observação de que, ao longo da formação acadêmica em design, entra-se em contato com discursos dos mais diversos a respeito de questões específicas da atividade profissional, sem que haja debates sobre tais declarações que possam aprofundar pensamentos críticos. O perigo para o que esse trabalho tenta alertar é que essas crenças ou pontos de vista alheios podem vir a ser apropriados como ‘verdades’ pessoais e definitivas. Além disso, este trabalho investiga o processo de construção de pensamento em design gráfico. Pergunta-se, por exemplo, se a experimentação formal e tecnológica na realização do projeto de um cartaz pode ser uma estratégia para deflagar novas formas de pensamento nesse campo. O projeto de uma exposição efetivamente realizada procura contribuir para essa discussão.