Larissa Lopes
Graduada em Administração (2021). Durante a graduação, realizou estágio na Prefeitura de Angra dos Reis e na concessionária Fiat, onde foi efetivada e atuou por três anos. Posteriormente, ao identificar seu interesse pela interseção entre administração, artes e pesquisa, ingressou na graduação em Design (2023), na qual desenvolve projetos voltados à área criativa e investigativa. Atualmente, é bolsista da Faperj em projeto de iniciação tecnológica, onde sistematiza e divulga produções científica e inovação em design na ESDI/UERJ por meio de plataforma de conhecimento aberto. Também faz parte do projeto WikiDesign, onde se utiliza de metodologias colaborativas para a realização de pesquisas com a finalidade de produzir verbetes enciclopédicos sobre história do design e cultura material. E é militante do Coletivo Negro de Design da ESDI.
Participantes

Design e memória coletiva: humanidades digitais para práticas de história pública em rede aberta
A partir da compreensão do design como dispositivo que opera, junto às comunicações massivas, na conformação de discursos e subjetividades - entendendo sua práxis como tecnologia de mediação na normatização dos corpos nas sociedades em rede, o presente projeto promove investigações sobre as formas como a tecnociência, marcadamente no período demarcado pela transformação digital das práticas culturais, incide sobre regimes de visibilidade e memória coletiva.

Sistematização e divulgação da produção científica e inovação em design na ESDI/UERJ por meio de plataforma de conhecimento aberto
Projeto de Iniciação Tecnológica que visa sistematizar e divulgar a produção científica do Programa de Pós-Graduação em Design em redes de acesso aberto. Financiado pela FAPERJ. julho 2024 - julho 2025

NUDE - Núcleo de design, corpo e tecnopolítica
Grupo de pesquisa, certificado pelo CNPq, que investiga sobre as relações históricas, políticas, sociais e culturais do campo do Design - compreendido como dispositivo que opera, junto às comunicações massivas, na conformação de discursos e subjetividades - entendendo sua práxis como tecnologia de mediação na normatização dos corpos nas sociedades em rede.
Autor
