--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Brayan Duarte

Brayan foi graduando em Geologia durante os anos de 2011, 2014 e 2015. Apesar de seu amor pela ciência, não viu em sua graduação a oportunidade de trabalhar sua criatividade, algo que sempre esteve presente em sua vida, de modo que decidiu trancar seus estudos. Ingressou na ESDI em 2020, porém decidiu adiar seus estudos por conta dos desafios que a pandemia o impôs. Atualmente, ele é graduando em Design pela ESDI, além de ser professor de língua inglesa desde 2012, designer de joias apaixonado por criar desde que criou seu primeiro anel, aos 15 anos de idade, além de astrólogo nas horas vagas. Além disso, coordena treinos de judô no IEFD, localizado no campus UERJ Maracanã, e trabalha no projeto Wiki Design, que se utiliza de metodologias colaborativas para a realização de pesquisas com a finalidade de produzir verbetes enciclopédicos sobre história do design e cultura material.

Participantes

18 fev 2025

Seminários continuados NUDE: núcleo de design, corpo, tecnopolítica

O Seminário Continuado NUDE promoveu debates sobre design, gênero e justiça, destacando a representatividade dos corpos no espaço público e na historiografia do design. O evento contou com a palestra de Griselda Flesler (FADU-UBA) sobre design, memória e justiça na medicina forense, e com Raquel Noronha (UFMA), que coordenou o lançamento do livro Design e Gênero: experiências coletivas de ensino.

ver evento

Design e memória coletiva: humanidades digitais para práticas de história pública em rede aberta

A partir da compreensão do design como dispositivo que opera, junto às comunicações massivas, na conformação de discursos e subjetividades - entendendo sua práxis como tecnologia de mediação na normatização dos corpos nas sociedades em rede, o presente projeto promove investigações sobre as formas como a tecnociência, marcadamente no período demarcado pela transformação digital das práticas culturais, incide sobre regimes de visibilidade e memória coletiva.

NUDE - Núcleo de design, corpo e tecnopolítica

Grupo de pesquisa, certificado pelo CNPq, que investiga sobre as relações históricas, políticas, sociais e culturais do campo do Design - compreendido como dispositivo que opera, junto às comunicações massivas, na conformação de discursos e subjetividades - entendendo sua práxis como tecnologia de mediação na normatização dos corpos nas sociedades em rede.