Camila Paixão
Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Estácio de Sá (2013), atua como Designer de Produto no PicPay. Cursa, atualmente, pós-graduação em Master Gestão Estratégica em UX Design pela ESPM, com item previsto para 2025. Possui ampla experiência na área de produtos digitais, especialmente em UX Design. Interessada em análises de experiência do usuário e estratégia de UX, com ênfase no valor do design dentro dos tempos de produto.
Autor

Avaliação de indicadores de desempenho na experiência do usuário em produtos digitais financeiros
O projeto investiga a aplicação e a eficácia de métricas de UX (User Experience) em produtos financeiros digitais, com foco no ambiente das fintechs. A partir da crescente centralidade do usuário no setor, impulsionada por tecnologias e metodologias ágeis, a pesquisa busca compreender quais indicadores são mais eficazes para mensurar a experiência do usuário e como podem ser integrados de forma prática nos processos dos tempos de produto. A metodologia adotada é o Design Science Research (DSR), que orientará o desenvolvimento e validação de um framework de medição de UX com base em revisão sistemática da literatura, análise de métricas existentes e testes práticos com o tempo de Design do PicPay, fintech onde a pesquisadora atua. A relevância da pesquisa reside na necessidade de comprovar o valor do design com dados acionáveis e metodologias claras, promovendo melhorias contínuas na experiência digital dos usuários e contribuindo para a inovação no setor financeiro. A pesquisa é fundamentada em autores como Diniz (2019), Norman (2006), Albert & Tullis (2013), Greever (2021), entre outros.