Revista Arcos: Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação: parte 2
volume: 15 | nº: 2 | ano: 2022 | Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação: parte 2
Esta edição da Arcos Design é uma continuidade da edição Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação, volume 15, número 1, lançada no primeiro semestre de 2022. Dado o grande número de submissões de artigos, assim como a qualidade dos mesmos, a equipe editorial acreditou na importância de dar novamente espaço à discussão da temática. Lembramos que o volume 15, números 1 e 2, são frutos de uma parceria com o DesEduca lab – Laboratório de Design e Educação da ESDI, que contribuiu com a proposta da temática, indicação de pareceristas especializados, participação da edição, dentre outras atribuições. A temática proposta busca pensar as relações entre design e educação a partir de um ponto de vista crítico considerando os encontros, mas também os “desvios e atravessamentos” entre os dois campos.
O volume 15, número 2 inclui, além dos artigos, as categorias entrevistas e ensaios na revista. Nossa política tem por objetivo ampliar o escopo de produções da revista Arcos Design. Entendemos que a diversidade de categorias de texto pode trazer um ecletismo de abordagens sobre o campo do design, assim como atrair novas parcerias. A partir do cadastramento da revista Arcos Design como projeto de extensão da UERJ, tivemos a participação de uma bolsista de extensão em diversas etapas da produção editorial. Constatamos que a participação do corpo discente da graduação vem se intensificando a cada número. A atual edição começa com a entrevista da professora Rita Couto sobre relações entre o Design e a Educação, realizada pelo Youtube em live de outubro de 2020, período pandêmico.
A entrevista se deu com base em perguntas criadas coletivamente por membros de uma disciplina do PPDESDI. Em seguida, uma série de artigos sobre a temática do Design e da Educação ganha espaço na revista. Questões como a experiência docente e o estímulo à autonomia do educando, problematizações alternativas às definições essencialistas dos campo, literacia imagética e estímulo ao pensamento crítico-criativo, aquisição de linguagem por meio da leitura visual e tátil, memórias problemas indomáveis.
Por fim, os artigos completos em fluxo contínuo se debruçam sobre dinâmicas pedagógicas baseadas em representações gráficas de síntese e sobre as relações entre inclusão, empoderamentos e processos de prototipagem. O conjunto de textos oferece a oportunidade da aplicação de uma visão crítica e construtiva sobre e para o campo do Design. O segundo número de Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação, conta com a colaboração de diversos articulistas e pareceristas, provenientes de instituições de ensino nacionais e internacionais. A parceria estabelecida com estes atores é de fundamental importância para a existência não só deste número, mas do projeto editorial como um todo.