Revista Arcos | Design e democracia, lembrar para não esquecer
Design e Democracia!
Na nova edição da Revista Arcos Design da ESDI/UERJ, volume 18, número 1, trilhamos como desafio refletir sobre os últimos 60 anos que marcam o golpe civil/empresarial/militar de 1964 que aterrorizou o Brasil por mais de 20 anos e ainda permanece, até os dias atuais, como um “fantasma” diante das sucessivas ameaças que sofre a manutenção da democracia no Brasil.
Assim, nesse volume, a temática Design e Democracia posiciona ocompromisso de que é preciso “lembrar para não esquecer”. Torna-se fundamental, além de refletir historicamente sobre as questões basilares, implicar as análises no presente da produção do campo do design. Com isso, permanecermos atentos à luta pela proteção de um estado democrático de direito.
Sabemos que os 60 anos da imposição da ditadura militar no Brasil deixaram profundas marcas e mazelas em nossa sociedade que, até os dias de hoje, são tensionadas por movimentos fascistas de uma extrema direita. Insiste-se em esvaziar o sentido do que se coloca como democracia na produção de uma política de morte por parte do Estado, das milícias e das organizações criminosas. Mas, a resistência, o ativismo, a luta, o levante, nunca foram calados e, até hoje, nos apresentam caminhos para manutenção e permanência da democracia. Desta forma, nesta chamada, temos artigos com pesquisa se estudos que visitem essa história, ressignificando o passado, reparando o presente e perspectivando o futuro em uma revisão reparadora desses 60 anos.
Na seção temática “Design e Democracia” os artigos publicados tratam da ideia ampliada de democracia em suas muitas e possíveis relações com o campo do design e campos correlatos. Além dessa seção, contamos, ainda, com a publicação de artigos em ampla temática.
Com alegria e responsabilidade social, fechamos mais uma edição, reafirmando o compromisso da revista Arcos Design de se manter atenta e forte às questões fundamentais nos debates sociais para posicionamento e reflexão do campoem suas implicações na vida e na luta por sociedades mais justas e democráticas:
Nenhum passo atrás!
volume: 18 | nº: 1 | ano: 2025 |