--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Concurso público unificado para docentes efetivos no curso de Arquitetura e Urbanismo

A direção da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), divulga a realização de concurso público unificado para vagas efetivas de docentes em seu curso de Arquitetura e Urbanismo, que traz como especificidade a aplicação de ações afirmativas, com cotas para pessoas autodeclaradas negras e indígenas (N/I); pessoas com deficiência (PCD); e pessoas que estão na situação de hipossuficiência Econômica (HE), para além da ampla concorrência. A partir de um Edital Matriz, reúnem-se dez perfis, com uma vaga cada, para composição do corpo docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, situado no Campus Petrópolis da ESDI. O concurso público unificado garantirá a reserva de três vagas para cotas, e a possibilidade de banco de reservas para futuras chamadas de cotas, e/ou por conta da abertura de novas vagas, seguindo a validade do Edital Matriz, de dois anos, prorrogáveis por igual período.

Para além da inovação da unificação de vagas de perfis diferentes, o Edital Matriz estabelece metodologia para a plena aplicação das cotas, orientado por uma lista de convocação descrita no anexo V. Desta forma, as vagas reservadas para as cotas N/I e PCD só seguirão para ampla concorrência caso não haja candidatas/os optantes destas cotas em nenhum dos perfis de vagas do quadro geral de vagas. Assim, todos os perfis de vagas que constam no quadro geral do Edital Matriz são passíveis de receber inscrições para as três cotas descritas acima.

Por isso, no ato da inscrição, as pessoas candidatas aos dez perfis que sejam sujeitos de direito de alguma das cotas devem se inscrever apresentando a documentação pertinente à aplicação das ações afirmativas. Se essas pessoas não registrarem sua inscrição na modalidade cotas, havendo vagas futuras, elas não estarão validadas/os para possíveis convocações. Nas vagas não priorizadas para a reserva de vagas por ações afirmativas, os candidatos sujeitos de direito a uma das cotas concorrerão em ampla concorrência. Caso as reservas não sejam ocupadas entre os perfis prioritariamente apontados, as reservas seguirão uma ordem dentre os dez perfis, designada por análise censitária no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ESDI, em busca de preenchimento das três cotas reservadas no concurso público.

Para acessar os Editais Específicos, visite https://prossim.uerj.br/ (a partir de 06/10/2025)

Para dúvidas sobre o concurso unificado do curso de Arquitetura e Urbanismo da ESDI: concursos.dau@esdi.uerj.br

Publicado em 03 out 2025