Almir Mirabeau da Fonseca Neto
Doutor em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), Almir Mirabeau atua na indústria gráfica desde 1984 e possui vivência profissional em fotografia e montagem de fotolito convencional, impressão offset, acabamento, diagramação, arte-final, tratamento de imagem e fechamento de arquivo. Participou de vários projetos de comunicação visual, tanto como produtor gráfico, quanto como diretor de arte. Como pesquisador aborda os temas Memória Gráfica Brasileira, Indústria Gráfica Brasileira, História do Design, História da Tecnologia, Design de Informação e Visualização de Dados. Ministra ou ministrou disciplinas relacionadas à visualização de dados, tipografia, diagramação, comunicação visual, produção gráfica, história do design, cores no design, design de embalagem e game design nas instituições FGV, IED, UNESA, INFNET e EBA/UFRJ. Atualmente, além de orientar trabalhos de conclusão em diversos cursos, coordena o One Year Design Digital do Istituto Europeo di Design, (IED- Rio), a Pós-graduação lato sensu em Design Digital do Instituto Infnet e o Escritório Modelo do curso de Design Gráfico da UNESA. Também é presidente da atual gestão da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI), atua ainda como gestor de projetos, consultor em produção gráfica e apresenta juntamente com Rafael Ancara e Ricardo Cunha Lima o podcast Visual+Mente.
Interesses de pesquisa
Memória Gráfica Brasileira, Indústria Gráfica Brasileira, História do Design, História da Tecnologia, Visualização de Dados e Design de Informação.
Participantes

Recomendações para o wayfinding design em hospitais pediátricos: A influência dos artefatos de comunicação gráfica, tátil e audível no comportamento informacional dos usuários
Defesa da tese de Guilherme Gattás Bara. 21 de março de 2025 - 14h.

Defesa de TFG: Vitera
Apresentação: Luis Pedro Lucas de Rosa

MEMORÁVEIS - manifestações gráficas afetivas
O grupo de pesquisa "MEMORÁVEIS: manifestações gráficas afetivas" (UFPE), coordenado por Camila Brito e Solange Coutinho, objetiva investigar manifestações gráficas da memória afetiva, bem como contribuições do design para o desenvolvimento de produtos memoráveis. Inicialmente o grupo investiga as conexões entre a memória gráfica e o design, gráfica urbana e memória afetiva, memória gráfica, vernacular, questões de identidade cultural, paisagem urbana e estudos da imagem em design, podendo integrar outras áreas conforme as demandas de desenvolvimento dos projetos. O grupo desempenha atividades de ensino, pesquisa e extensão, divulgando e compartilhando a produção do grupo, bem como em eventos técnicos-científicos e culturais relevantes na área. A atuação do grupo também inclui assessoria de projetos, orientações de trabalhos de conclusão e participação em bancas sobre temas relacionados às linhas de pesquisa.

AexDI
Autor

A paisagem gráfica de Orlando da Costa Ferreira: reconstruindo a memória do design através da imagem e da letra
Nossa proposta na presente Tese é investigar o acervo de Orlando da Costa Ferreira e entender as possíveis implicações da sua pesquisa no estudo da história do design brasileiro. Esta investigação se deu a partir do processo de resgate, de digitalização, de organização e de investigação dos corpora reunidos pelo bibliólogo. Verificamos que a variedade e a transdisciplinaridade do material evidenciam que Orlando da Costa Ferreira foi um precursor do estudo da Memória gráfica brasileira. Pois, além de analisar o material pela ótica usual do estudo do livro, buscando o conteúdo e as práticas de leitura, o estudioso procurava uma bibliografia descritiva da dimensão material, tecnológica e trabalhista do artefato gráfico. Em paralelo, ao analisar esses corpora, foi ainda possível visualizar um vasto e abrangente panorama histórico que contempla significativas transformações na relação entre o design e a tecnologia na indústria gráfica brasileira, ao longo do século XX. A partir desse panorama, buscamos apontar algumas mudanças que reposicionaram o campo de design na cadeia produtiva da indústria gráfica e as relações entre o design gráfico e os meios de produção da indústria gráfica brasileira dentro de um determinado período. Buscamos ainda aprofundar o estudo das interligações entre o design e a tecnologia, para assim verificar onde, possivelmente, a tecnologia condiciona o projeto e, por outro lado, onde as atividades projetivas podem quebrar paradigmas tecnológicos. Nesse sentido, entendemos que Orlando da Costa Ferreira, ao analisar produtos e processos gráficos dentro dessa perspectiva e com um enfoque em questões materiais que só mais recentemente interessaram aos pesquisadores da área da história do livro, já contribuía para o fortalecimento do campo do design no Brasil, enquanto área de conhecimento próprio, ainda no terceiro quartel do século XX.

Latt-Mayer, um Estudo de Caso: Tecnologia na História do Design Gráfico Brasileiro
Nosso objetivo neste trabalho é investigar como o design gráfico se relaciona com os meios de produção da indústria gráfica brasileira. Não é comum encontrar referências abordando temas que relacionam design e tecnologia em livros sobre a história do Brasil, o que demonstra a urgência do resgate histórico de indústrias que implementaram novas tecnologias para atender a demandas projetuais e mercadológicas. Sediada na cidade do Rio de Janeiro, a clicheria Latt-Mayer como era comumente chamada, era sinônimo de qualidade e tecnologia. Entre seus clientes podemos apontar agências de publicidade, editoras, escritórios de designers e gráficas de todo país. Esta pesquisa se baseia em um corpus composto por imagens, documentos, manuais técnicos, reportagens, matrizes e depoimentos com pessoas que estiveram diretamente envolvidas com essa empresa. Catalogamos maquinaria e técnicas utilizadas, além de projetos gráficos relevantes que tiveram matrizes e provas produzidas na empresa. Por meio deste trabalho, é possível visualizar um abrangente painel histórico, que contempla um período em que ocorreram significativas transformações na relação entre designers e tecnologia na indústria gráfica brasileira.
Membros Permanentes

Design, cultura e visualidade
Essa linha reúne pesquisas que refletem sobre diferentes manifestações e meios da visualidade e tecnologias da imagem, bem como as relações do design com a história e a cultura material; aproxima as artes visuais de tecnologias digitais e investiga processos de imagem em movimento, produção gráfica, visualização de dados, inteligência artificial e design de interfaces.

Tecnologia, produto e inovação [Legado]
Nesta linha de pesquisa, os termos tecnologia, produto e inovação contribuem para delimitar o grande campo de estudos do design. As pesquisas aqui reunidas analisam contribuições teóricas e práticas para a produção de conhecimento tanto no meio acadêmico quanto no empresarial.