Roberta Almeida de Freitas
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), é mestre em História do Design na ESDI em 2010. Atuou profissionalmente em arquitetura no período em que trabalhou com o arquiteto Ruy Rezende. No início dos anos 2000 mudou de carreira e decidiu trabalhar com cinema. Trabalhou como assistente de produção na Coevos Filmes e atuou nessa capacidade em dois filmes (Achados e Perdidos, de José Joffily e Vocação do Poder, de Eduardo Escorel e José Joffily). Em seguida, trabalhou na Ancine nas áreas de suporte às produções e fomento. Estudou Roteiro na Escola Darcy Ribeiro e completou sua formação com cursos livres. Em paralelo, a partir de 2002, desenvolveu trabalhos de design gráfico para teatro e eventos culturais, área em que continua atuando, com mais de 50 trabalhos realizados. Leciona da Universidade Veiga de Almeida desde 2014, com disciplinas nos cursos de Design de Animação, Design Gráfico, Cinema, Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo, graças às experiências nesses diferentes campos de conhecimento.
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Klaxon, Base, Noigrandes : o design das revistas brasileiras de vanguarda
As revistas Klaxon, base e Noigandres são exemplos de revistas de vanguarda em que o design gráfico foi usado como instrumento para a expressão de idéias, compartilhadas pelos grupos artísticos envolvidos em sua publicação. São marcos do design moderno, encaixando-se no conceito de produto erudito (Bourdieu), destinado não ao grande público, mas a grupos de pares, que compartilhavam os valores estéticos e as ambições à condição de vanguarda em seus respectivos domínios artísticos. Estas revistas são expoentes do campo do design gráfico moderno, que só viria a se institucionalizar na década de 60, com a criação da ESDI e o surgimento do movimento concretista nas artes plásticas.