Leonardo Caldi Magalhães
Leonardo Caldi é Doutor em Design pela ESDI-UERJ, com tese defendida e aprovada em 2018. Obteve o título de Mestre em Enjeux Sociaux et Technologies de la Communication pela Université Paris 8 em 2003 (diploma revalidado pela EBA-UFRJ como Mestrado em Artes Visuais), de pós-graduado em Etnometodologia pela Université Paris 8 em 2004 e de Bacharel em Desenho Industrial - habilitação Programação Visual - pela UFRJ em 2001. Lecionou na graduação (maîtrise) em Hipermídia da Université Paris 8 e compôs durante sete anos o quadro de professores do IGEC e do Instituto Infnet. Neste último foi, por dois anos, coordenador pedagógico da Graduação em Publicidade e coordenador assistente da Graduação em Design. Foi professor da UniCarioca de 2014 a 2015 e Designer Instrucional no laboratório HLA da UERJ. Desde 2015, leciona nos cursos de Moda, Design Gráfico e Publicidade da Universidade Veiga de Almeida
Autor

Aspectos do design de Miran à luz da cartografia poética
Miran, ou Oswaldo Miranda, designer gráfico, artista gráfico, diretor de arte, ilustrador, cartunista, tipógrafo, calígrafo e editor, é o profissional de criação brasileiro mais premiado no mundo. Nascido no Paraná, trabalhou em várias agências de publicidade de Curitiba para depois lançar o Jornal de Humor e o tabloide Raposa, referências importantes do mundo do design gráfico editorial brasileiro. Nesta tese, adotando o odômeta (propondo a palavra como inversão de método) cartográfico-poético, que desenvolvo baseado em conceitos de Bachelard sobre a fenomenologia da imaginação em convergência com as ideias de Kastrup, Passos e Escossia (estes, por sua vez, apoiados em Deleuze e Guattari), observo o vasto mundo de Miran e sua obra. Rastreando imagens em seus sites de internet oficiais e em seu perfil da rede social Facebook, me conecto com aquelas que, no sentido da imagem poética de Bachelard, me tocam. Em um mar imenso de informações, escolho quatro temas pertinentes à caminhada profissional miraniana de mais de cinquenta anos e discorro sobre eles em ensaios: as alusões feitas aos mestres; os motivos gráficos mais recorrentes em suas obras; seus diálogos gráficos com fotógrafos; e suas combinações de estilos de ilustração.