--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Laura Gadelha e Silva

Laura Gadelha é graduada em Desenho Industrial pela ESDI/UERJ desde 2021 e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Design da ESDI/UERJ desde 2023. Começou sua pesquisa na Iniciação Científica em História do Design, orientada pelo professor Daniel Portugal. Atualmente, pesquisa sobre a relação entre design e guerra, com objeto central da dissertação sendo o Bope, seus artefatos e a guerra urbana no Rio de Janeiro. É integrante do Laboratório de Design-Ficção (DEMO). Atua profissionalmente nas áreas de design editorial, ilustração, desgin gráfico e mídias digitais. Seus principais interesses são: filosofia no design, história do design, design especulativo, literatura e visualidades.

Participantes

DEMO - Laboratório de Design-Ficção

O laboratório de Design-Ficção da ESDI/UERJ desenvolve atividades de pesquisa na interface entre o Design e campos diversos das Humanidades, sempre investigando as articulações entre os processos de produção material e os processos de produção de valores - tanto no sentido moral (bom/mau) quanto no epistêmico (verdadeiro/falso).

Autor

casulo Brechós e customização como práticas sustentáveis

2021

Bope como projeto: design, guerra e cidade

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) é um ator na guerra urbana do Rio de Janeiro, geralmente entendida como “guerra ao narcotráfico” ou “combate ao crime organizado”. Trata-se de uma unidade da Polícia Militar especializada em operações consideradas de alto risco. O Bope ganhou visibilidade por eventos como as caçadas televisionadas a traficantes, execuções dentro de comunidades, ocupações e resgates. Esta pesquisa tem como objetivo investigar esse grupo como um projeto, algo que pode ser entendido como processual e indeterminado. Utilizaremos a Teoria ator-rede e o design ontológico como ferramentas teóricas para analisar sua ação como relacional e em rede. Ao dar ênfase à sua formação como grupo e aos seres não-humanos que o compõem, esperamos com esta pesquisa aprofundar o entendimento sobre sua ação controversa. Serão investigados sua identidade visual, suas mídias sociais, o filme Tropa de Elite de 2007, e as polêmicas envolvendo seus armamentos. 

Hello World!

Revista Passos - Edição 01