Professores da linha de pesquisa Design e Tecnologia
Professores do Núcleo Docente Permanente
André Ribeiro de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/8100443134568049
Graduação em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e doutorado em Engenharia de Produção, ênfase em Gestão da Inovação, pela COPPE/UFRJ. Desenvolve conhecimento teórico e prático sobre as questões organizacionais afetas à inovação sob seus diferentes aspectos, ou seja, a inovação de produto, de processo, de mercado, e de modelo de negócios, especificamente no que concerne a abordagem baseada nos conceitos do Design. Busca habilitar alunos em atuar tanto nas questões acadêmicas que constituem o campo de pesquisa quanto nas questões práticas que se observam em ambiente empresariais com características culturais, históricas, técnicas e mercadológicas, buscando com isso, intervir na sociedade com critérios de inovação, responsabilidade socioambiental e empreendedorismo. Procura abordar os conceitos centrais do design em questões afetas ao processo de inovação empresarial, tendo como base metodológica a Ciência do Design (ou na expressão original, a Design Science), que busca a geração de conhecimento no processo de concepção de artefatos para a resolução de problemas de natureza prática.
André Soares Monat
http://lattes.cnpq.br/2193192561400733
Técnico em Eletrônica, graduação em Engenharia pelo ITA, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ e doutor na mesma área pela University of East Anglia (Reino Unido). Realizou seu pós-doutorado em Design Estratégico na Bergische Universität Wuppertal (Alemanha), e possui Certificado em Business Information Technology pela Sunderland University (Reino Unido). Suas pesquisas são centralizadas no uso da computação em design, ressaltando-se as aplicações de hipermídia adaptativa, personalização em massa, desenvolvimento de aplicativos, data science, redes sociais e usos da Internet, visualização da informação, e uso do design em gestão e tecnologia em geral.
Fernando Del Caro Secomandi
http://lattes.cnpq.br/7920080252149454
Graduação em Design pela ESDI/UERJ, mestrado e doutorado em Design (cum laude) pela Technische Universiteit Delft (Holanda). Desenvolve pesquisas sobre inovação em serviços guiada pelo design, ou seja, sobre a tarefa de articular todos os fatores (tecnológicos, econômicos, sociológicos, fenomenológicos etc.) que influenciam a configuração das interfaces materiais entre os coprodutores de serviços (usuários, trabalhadores, gestores etc.). Para tanto, sua pesquisa é amparada em matriz multidisciplinar que contempla, além do design industrial, outras disciplinas voltadas para a pesquisa sobre serviços, como economia, administração, engenharia e geografia. Tem especial interesse em análises pós-fenomenológicas das experiências de interfaces de serviço, sejam elas de base tecnológica ou interpessoal. Particularmente para o ano de 2017, busca dois candidatos ao mestrado interessados em desenvolver projetos de design participativo em serviços públicos de saúde no Hospital Universitário Pedro Ernesto e na Policlínica Piquet Carneiro, ambos da UERJ.
Fernando Reiszel Pereira
http://lattes.cnpq.br/3636446089150807
Graduação em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ. Estudos em processamento de imagens aplicados à interação humano-computador. Programação em Processing para reconhecimento de formas, padrões e imagens. Procedimentos para identificação e correção homográfica de estruturas planares, projeções e apresentações didáticas. Correção de distorções por perspectiva. Algoritmos para reconstrução de superfícies tridimensionais aplicados a geração de modelos 3D.
Ligia Maria Sampaio de Medeiros
http://lattes.cnpq.br/4080634349841112
Graduação em Design pela ESDI/UERJ, mestrado em Art and Design Education pela University of London (Inglaterra) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Desenvolve pesquisa sobre aspectos cognitivos do processo projetual a partir de uma taxonomia de registros gráficos e de outros meios de representação de ideias, tais como modelos tridimensionais. O tópico se desdobra em pesquisas acadêmicas a partir da observação da prática de projeto de produto voltado para a inovação em empresas e em instituições de ensino. As conexões com estudos sobre metodologias projetuais são investigadas. O estudo tem implicações para a a pedagogia do projeto e para a produção de conhecimento sobre o processo criativo apoiado na graficacia.
Luiz Vidal Negreiros Gomes
http://lattes.cnpq.br/8337493682978892
Graduação em Design pelo CDI/UFPE, mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, doutorado em Art and Design Education pela University of London (Inglaterra). Expande pesquisas sobre educação criativa e projetual e ensino de desenho industrial para cursos de Design. Acredita que no campo do Design interagem, pelo menos, nove distintas profissões: Administração; Artes Aplicadas; Artes Plásticas; Arquitetura Urbanismo; Publicidade; Engenharia; Mercadologia; Moda e, por fim, mas não menos importante, Desenho Industrial ou Design industrial. Acredita na necessidade de fortalecimento na formação de mestres e doutores conscientes do papel do Design, a fim de os tornar agentes criativos capazes de redirecionar a compreensão sobre o que afeta a prática de projeto de produto, inclusive dos produtos industriais gráficos. Os Fatores Projetuais de interesse são: Filosofia (ética e estética industrias); Geometria (síntese e coerência formais); Psicologia (criatividade e percepção humanas). Relembra, porém, fatores esses associados à prática do desenho de projeto para produto industrial ou, simplesmente, Design industrial.
Sydney Fernandes de Freitas
http://lattes.cnpq.br/4741084994429007
Graduação em Design pela PUC-Rio, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Trabalha com pesquisa qualitativa e tem orientado em três principais temas: 1) Ensino e pesquisa em Design: Diz respeito a currículo, modelos pedagógicos, perfis de acadêmicos e profissionais, produção de conhecimento; 2) Usabilidade: Área da Ergonomia que trata de pesquisas de interfaces de sistemas digitais e de produtos; 3) Metodologia: métodos e técnicas de pesquisa e de projeto.
Professores Colaboradores
Frank Anthony Barral Dodd
http://lattes.cnpq.br/6410078667432644
Possui graduação em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial (1974) e mestrado em Industrial Design - School of Arts - The Ohio State University (2005), doutorado em Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Design e Arquitetura- FAU/USP (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto.
Mauro Pinheiro Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/4293199321114469
Doutor em Design (Puc-Rio), designer formado pela Esdi-Uerj, professor adjunto do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e professor adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi-Uerj). Como designer, atua principalmente nas áreas de design de interação, arquitetura de informação, usabilidade e interação humano-computador (IHC). Sua produção acadêmica concentra-se nos seguintes temas: sistemas de informação ambiente, computação ubíqua / pervasiva; arquitetura de informação; interação humano-computador; design de interação; design da informação. Membro da Design Research Society (DRS), da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI), da Associação de Ensino de Design do Brasil (AEND-BR), da Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG Brasil), e um dos fundadores do capítulo de Vitória da Interaction Design Association (IxDA). Um dos coordenadores do Laboratório de Projetos em Design (ProDesign-Ufes).