Professores da linha de pesquisa Design, Teoria e Crítica
Professores do Núcleo Docente Permanente
Bárbara Peccei Szaniecki
http://lattes.cnpq.br/9307176374038765
Graduação em Comunicação Visual pela ENSAD-Paris, mestrado e doutorado em Design pela PUC-Rio. Na ESDI, é pesquisadora associada ao LaDa (Laboratório de Design e Antropologia). Suas áreas de pesquisa se concentram em questões estéticas e políticas nas produções visuais tais como fotografia, comunicação visual, artes plásticas e cartografias; na expansão do design à cidade e, nessa expansão ao espaço urbano, em questões de criatividade e de participação cidadã como exercício de democracia assim como nas relações entre instituiçoes e movimentos sociais por meio do design; nas relações entre design e arte contemporânea. Em todas as áreas de pesquisa, procura estreitar a relação entre questões teóricas e os processos metodológicas de design.
João de Souza Leite
http://lattes.cnpq.br/5665511188595739
Graduação em Design pela ESDI/UERJ, mestrado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e doutorado em Ciências Sociais pelo PPCIS/IFCH/UERJ. Desenvolve pesquisa sobre os modos de compreensão da noção de projeto pela sociedade brasileira. Para tanto, a partir da História, estuda os pressupostos e os conceitos estabelecidos para o desenvolvimento da ideia de design em diferentes países e regiões – Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Fino-Escandinávia e América Latina – assim como suas concepções para a educação em design e suas práticas pedagógicas. Paralelamente, investiga a natureza epistemológica do design assim como a expansão dinâmica dos conceitos de design relacionados à solução e ao encaminhamento de políticas públicas. Assim, seus interesses se organizam em torno da História, da Epistemologia e das Políticas de design.
Jorge Lucio de Campos
http://lattes.cnpq.br/8124927881037305
Graduação e mestrado em Filosofia (Estética), doutorado e pós-doutorado em Comunicação e Cultura (História dos Sistemas de Pensamento) pelo IFCS/ECO/UFRJ. Atualmente desenvolve pesquisas sobre: as relações entre o design, a filosofia e a arte; o design, a cultura e a crise da modernidade; e o projeto, o conceito e a expressão estética na atualidade. Dentre os seus interesses estão ainda: o design e os termos de sua inserção no contexto do tecnicismo planetário contemporâneo; a questão da expressividade simbólica na arte (pintura e cinema) recente; e os pressupostos filosóficos (ético e estético) da atitude projetual.
Ricardo Artur Pereira Carvalho
http://lattes.cnpq.br/1009961010621143
Graduação em Design com habilitação em Comunicação Visual pela PUC-Rio, mestrado e doutorado em Design pela mesma instituição. Pesquisa as relações entre Design, Cultura e Educação, com ênfase no ensino do design e nas práticas de leituras e múltiplos suportes. Dentre os interesses, destacam-se questões como as práticas pedagógicas, as práticas de leitura, as linguagens e discursos, os espaços de sala de aula, os materiais didáticos, as novas tecnologias e as interações sociais e tecnológicas. Valoriza como abordagem metodológica estudos críticos apoiados por processos empíricos, como pesquisas de campo, estudos de caso, observação-participante e pesquisa-ação.
Washington Dias Lessa
http://lattes.cnpq.br/5688019981916627
Graduação em Design pela ESDI-UERJ, mestrado em Filosofia da Educação pelo IESAE/FGV e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Prática de projeto em design de comunicação. Trabalho de pesquisa com duas vertentes. A primeira – teoria e parâmetros epistemológicos do design – contempla: a) tópicos referentes ao projeto, compreendendo questões de método, de criação, de desenvolvimento, de colaboração entre disciplinas, áreas de conhecimento etc; b) tópicos referentes a dinâmicas de constituição e modos de estruturação/institucionalização do campo do design (em geral ou focalizando especializações), segundo recortes históricos, relações com outras áreas de conhecimento etc. A segunda vertente – design, informação e linguagens visuais – investiga a construção de sentido nas áreas do design de comunicação e do design de interação. Parte das possibilidades abertas pelas linguagens visuais: a) em seus aspectos semânticos, tecnológicos, pragmáticos; b) abordadas em si mesmas ou no âmbito de artefatos específicos; c) considerando recortes na cultura material e/ou históricos etc.
Zoy Anastassakis
http://lattes.cnpq.br/0975982165468022
Graduação em Design pela ESDI/UERJ, mestrado e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/UFRJ. Na ESDI, coordena o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA), onde desenvolve pesquisas e projetos que investigam as possibilidades de conjugação de modos de produção de conhecimento nestas duas áreas do conhecimento, experimentação levada a cabo por meio de abordagens de codesign. Tem experiência em pesquisa sobre história do design, e sobre as relações do design com artesanato, cidadania, patrimônio cultural, política e sociedade. Seja do ponto de vista teórico ou metodológico, também investiga as relações entre design e inovação social, e os processos de materialização e visualização envolvidos em projetos de design voltados para questões sociais emergentes.
Professores Colaboradores
Daniel Bittencourt Portugal
http://lattes.cnpq.br/0196363528063237
Possui Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio sanduíche na Nottingham Trent University (Inglaterra), Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e Graduação em Design Gráfico pela UFRJ. Atua como professor adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). É co-autor do livro Existe design? (2ab, 2013) e co-coordenador do site Filosofia do Design. Seu principal interesse de pesquisa é investigar valores morais por meio da análise de produções teóricas, estéticas e midiáticas.
Lucy Carlinda da Rocha de Niemeyer
http://lattes.cnpq.br/9230527583400338
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1972), graduação em Formação Pedagógica em Inglês pela Faculdade de Educação Letras e Artes Notre Dame (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Fez estágios de Pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio e na Unidade de Investigação em Design e Comunicação do IADE-U em Lisboa, Portugal. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Procientista da UERJ e coordena o Laboratório Multidisciplinar de Pensamento Crítico em Design: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção ? Design, Cultura e Filosofia (LABCULT).É líder do Grupo de Pesquisa credenciado pelo CNPq "DESIGN, INTERAÇÃO E TECNOLOGIA". Tem experiência nas áreas de consultoria, projetos, pesquisa e ensino do Design, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de produto, semiótica, interação, comunicação.
Sarah Leonora Geiger
http://lattes.cnpq.br/7610058842524710
Graduada em Desenho Industrial e Comunicação Visual pela ESDI - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979); Master of Science cum laude em Communication Design - Pratt Institute, Nova York (1986); e Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). É professora adjunta concursada da ESDI/ UERJ onde leciona, desde 1990, disciplinas de projeto na área de Comunicação Visual. Tem experiência profissional na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design Visual, e seus principais interesses se concentram em imagem em movimento, design e estruturas narrativas, e fronteiras da comunicação visual.