Projetos de pesquisa
Análise das dissertações produzidas no PPDESDI
Professor responsável: Sydney Fernandes de Freitas
Trata-se de pesquisa documental baseada no levantamento e análise das dissertações de mestrado defendidas no Programa de Pos-Graduação em Design da Esdi/UERJ. Tem como objetivo geral a fundamentação e o planejamento de ações que visem contribuir para o incremento e o desenvolvimento da pesquisa em design. No que se refere ao PPDEsdi, a pesquisa se concentrará na análise da documentação dos alunos e na análise da dissertações defendidas. Como parte da fundamentação, será feito levantamento histórico dos cursos de pós-graduação em Design no Brasil; a pesquisa se concentrará no depoimento dos iniciadores dos programas. Como objetivos operacionais tem-se a identificação de: O perfil dos mestres titulados no PPDEsdi.As principais áreas de interesse explicitadas nos relatórios. A identificação das linhas de pesquisas explicitadas e subentendidas nas dissertações. Para a análise documental serão consideradas: as fichas de identificação dos concluintes; as fichas catalográficas; as folhas de rosto; os resumos. Serão feitas entrevistas com os principais participantes do processo de implantação da pós-graduação em design no Brasil.
Automação em Desenho Industrial
Professor responsável: André Soares Monat
Projeto que tem como objetivo capacitar a Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ a desenvolver seus próprios sistemas automatizados para dar suporte às diversas atividades de caráter tecnológico realizadas na unidade. Os equipamentos adquiridos com este projeto tornam possível o desenvolvimento de pesquisas mais aprofundadas nos campos de ergometria e biometria do PPDESDI e também possibilitam a execução prática de diversos projetos de graduação em design que necessitem de algum grau de automação.
Eventos acadêmicos do PPDESDI: divulgação, catalogação e disponibilização das pesquisas realizadas
Professora responsável: Ligia Medeiros
O presente projeto visa promover eventos acadêmicos no PPDESDI. Através da realização anual do Simpósio de Pós-Graduação em Design (SPGD) e do Seminário de atualização dos docentes de Pós-Graduação da ESDI busca-se agregar a comunidade acadêmica promovendo uma aproximação entre graduação, pós-graduação e pesquisadores com interesse em Design possibilitando discutir e difundir os novos conhecimentos produzidos pelos Programas de Pós-Graduação. Com o Seminário de Atualização dos Docentes de Pós-Graduação, o objetivo é promover uma reflexão e atualização permanente do projeto pedagógico do curso (PPC), da produção acadêmico-científica, e da gestão educacional. Desta forma, acreditamos estar contribuindo para o desenvolvimento e divulgação das pesquisas realizadas pelos Programas de Pós-Graduação e pela constante renovação e reflexão da atuação docente na área.
Laboratório de Design de Interação para artefatos digitais
Professor responsável: André Soares Monat
Neste projeto está ligado a um laboratório de design de interação para artefatos digitais para dar apoio à linha de pesquisa de Design e Tecnologia do PPDESDI. Tal laboratório se preocupa com as diversas tecnologias que possibilitam formas avançadas de interação (como, por exemplo, realidade virtual e aumentada, scan de objetos tridimensionais, e tecnologia de Video Analytics) e suas aplicações no setor produtivo.
Raciocínio projetual: implicações para a educação geral e para o ensino de Projeto de Produto
Professora responsável: Ligia Medeiros
Vários pesquisadores da área da educação projetual e criativa já realizaram estudos comparando o desempenho de sujeitos iniciantes e experientes como tentativa de melhor compreender o desenvolvimento de suas habilidades relacionadas ao projetar. Outros autores estudaram o raciocínio projetual – por eles denominado design thinking – sem realizar observações comparativas em termos da experiência acumulada dos sujeitos analisados. Nossa própria trajetória de pesquisa vem buscando traçar correlações entre a fluência na representação gráfica (ou graficacia) e o raciocínio projetual numa tentativa de encontrar indicadores ou padrões. Neste estudo pretende-se abordar o processo de transformação e de desenvolvimento do raciocínio projetual que ocorre ao longo da formação do estudante. Parte-se das premissas que: (a) projetar é atividade central e característica da profissão do Desenho industrial/Design, (b) essa atividade requer formas próprias de pensar e saber (uma epistemologia), (c) tal raciocínio pode ser aprendido e refinado a partir de experiências sistemáticas que se equilibrem entre desafios intelecto-criativos e suporte instrucional. Aqui se apresenta: (a) a revisão de estudos anteriores (esquema de Perry) úteis para o estabelecimento dos instrumentos de coleta de dados e de interpretação, (b) o relato dos estudos já iniciados pela proponente desta pesquisa; (c) uma breve discussão sobre a relevância do tema para a área de conhecimento do Desenho industrial e (d) a proposta de encaminhamento da nova etapa da pesquisa, explicitando objetivos, a metodologia prevista e os resultados almejados.
Sistemas de produtos para auxílio à administração de comprimidos
Professora responsável: Ligia Medeiros
Em levantamento sincrônico e diacrônico de produtos existentes destinados ao gerenciamento de medicação (acondicionamento de comprimidos, separação por dosagens, alertas de horários), percebeu-se a carência de produtos que assistam às necessidades do paciente e de seus cuidadores no que diz respeito compreensão e cumprimento da prescrição médica. A literatura especializada indica o MRCI, Índice de Complexidade de Regime de Medicação que demonstra como a combinação de formas farmacêuticas, instruções, frequência de uso pode tornar a administração de medicamentos uma atividade bastante complexa. Esse cenário sugere que um sistema integrado de produtos e serviços merece estudo, desenvolvimento e teste com equipamentos apropriados em amostra populacional definida.
Tecnologias digitais e autenticidade: o estatuto da imagem fotográfica na linguagem visual contemporânea
Professor responsável: André Soares Monat
A investigação está voltada para o levantamento e a documentação: a) do estado da arte das técnicas de processamento da imagem, fomentadas por pesquisas científicas voltadas par o desenvolvimento de algoritmos específicos operantes sobre fotografias digitais ou digitalizadas; b) das raízes históricas da reformulação radical na linguagem visual contemporânea que essas técnicas implicam. As duas abordagens serão orientadas pela questão do estatuto da fotografia enquanto evidência.