Magno Felipe Dal Magro
Magno F. Dal Magro possui graduação em Desenho Industrial - Comunicação Visual, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e é mestre pela Escola Superior de Desenho Industrial - UERJ (ESDI-UERJ). Durante a graduação, desenvolveu trabalho de conclusão que utilizava o Design como estratégia de inclusão, por meio do suporte impresso. No mestrado, desenvolveu pesquisa relativa à experiência de uso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, estruturou sua coleta de dados e modelos de observação por meio de metodologias científicas oriundas da Ergonomia e teceu suas conclusões pautado na Semiótica peirceana, para discutir os fatores comunicacionais intervenientes na coleta de dados em questão.
Autor

A significação da experiência de uso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: estudo de caso sobre a plataforma Moodle no CEDERJ
Essa pesquisa é um estudo de caso sobre a interação do aluno com a interface da plataforma Moodle. Para tal, foram utilizadas técnicas consolidadas de avaliação da usabilidade de interfaces digitais. Assim, com respaldo na Semiótica do americano Charles Sanders Peirce, verificou-se e discutiu-se questões subjetivas dos processos comunicativos envolvidos nos problemas interacionais identificados. Uma vez analisado o impacto desses problemas, desenhou-se um quadro geral, denominado “experiência do usuário”, no qual as interfaces avaliadas são arenas das frustrações e ações que esta proposta de inspeção foi capaz de descrever. A partir desse quadro, foram fundadas as bases para compreensão do modelo mental do usuário para propor soluções. Essas soluções são baseadas, principalmente, em prescrições de usabilidade de Jakob Nielsen, Donald Norman e Steve Krug Nesse cenário, é demonstrado como o design contribui para a elaboração de uma interface que convida à ação e reflexão, de forma a proporcionar um ambiente de interação satisfatório e consonante com as novas tendências educacionais e da cibercultura. Deste modo, também.