Camila Assis Peres Silva
Professora doutora do Curso de Design da UFRJ e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Design da UFCG. Pesquisadora em estágio pós-doutoral no Instituto de Propriedade Industrial. Coordenadora do Laboratório Design Industrial e Experiências Projetuais (Lab. DIEP), vinculado à UFRJ. Membro da Associação ProCor do Brasil sediada em São Paulo e membro da Interaction Design Foundation, sediada na Dinamarca. Desde 2005 atua no segmento de design de embalagens para cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, somando experiências práticas em empresas do ramo com experiências acadêmicas. Seu último trabalho profissional foi como coordenadora de projetos de embalagens da plataforma internacional da empresa Ceras Johnson por meio da agência Packaging Brands/RJ. Hoje se dedica ao ensino superior e à pesquisa e extensão acadêmica. Ciência da Cor, Design visual, Embalagens e sustentabilidade, Inovação e Propriedade Intelectual, Linguagens híbridas, Design Universal e Usabilidade são suas principais áreas de interesse.
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Perfume, história e design: o papel das embalagens no mercado brasileiro de perfumaria
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o papel do design no mercado brasileiro de perfumes. Parte-se da hipótese de que é ele o elemento fundamental para o bom desempenho desse segmento. Na medida em que ele possibilita a diferenciação entre as diversas embalagens, criando uma segmentação para o consumo nas mais diversas camadas sociais. Inicialmente será apresentado o universo do perfume, abordando seus aspectos técnicos e culturais. Uma relação de matérias primas utilizadas na indústria de perfumaria será fornecida. Seu propósito é proporcionar ao designer profissional e ao designer pesquisador uma referência visual dos elementos que compõe um perfume. Adiante, os principais aspectos da história do perfume no mercado nacional de perfumaria são destacados, bem como a mudança de paradigmas de consumo ao longo dessa trajetória. Segue-se com a apresentação das peculiaridades de um projeto de embalagens para esse segmento, destacando o perfil do designer, desse mercado e uma relação de termos técnicos. Por fim, um modelo para catalogação será apresentado e aplicado a um grupo de perfumes nacionais e internacionais. O estudo se encerra com uma análise das embalagens catalogadas, a fim de mostrar que existem diferentes soluções de design para comunicar os conceitos de um perfume.