André Monat
Possui graduação em Engenharia de Infra Estrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1983), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro /COPPE(1988) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação - pela University of East Anglia (1993). Realizou seu pós-doutorado em Desenho Industrial na Bergische Universitat Wuppertal, na Alemanha (2013). Possui o certificate in Higher Education da University of Sunderland em Business Information Technology. Foi secretario regional do Rio de Janeiro e Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Computação. Vice-Diretor da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ) e também coordenador do programa de pós-graduação em Design durante a promoção do programa de mestrado pela CAPES e aprovação do projeto de doutorado pelo conselho universitário da UERJ e também pela CAPES. Foi membro do CA de Desenho Industrial do CNPq e coordenador adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES. Tem como principais áreas de atuação o design de multimídias e o design da informação.
Participantes

Medição da experiência do usuário na gestão do portfólio de aplicações
Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma solução satisfatória para o problema prático descrito, na forma de um método de medição de desempenho sobre experiência do usuário a ser incorporado à gestão de portfólio de aplicações, desenvolvendo um conhecimento útil e aplicável, o que enquadra esta pesquisa no método Design Science Research.

Mapeamento de problemas conhecidos e desconhecidos conhecíveis e correlações com possíveis perdas, no uso de Design System por empresas privadas no Brasil
Apresentação: Douglas Coelho Zordan
Orientação: André Ribeiro

Defesa de TFG: Vitera
Apresentação: Luis Pedro Lucas de Rosa

Defesa de TFG: Mais como esse
Apresentação: João Henrique Gallas Brasil

Visualização de Informações, Usabilidade e suas Aplicações
Esta linha de pesquisa tem como objetivo a abordagem de métodos e técnicas inspiradas na visualização de informações que contribuam efetivamente para a experiência do usuário consumidor de tais informações. Uma das aplicações críticas que merece destaque é a visualização da informação em contratos eletrônicos. Em decorrência da revolução tecnológica e com a ascensão da sociedade em rede, vem se ampliando o número de negócios realizados por meios eletrônicos, principalmente diante das exigências de rapidez nas transações de alcance de escala mundial. Contudo, os contratos e documentos oriundos de meio eletrônico ainda causam incerteza quanto à sua validade e eficácia aos consumidores, o que gera uma forte insegurança jurídica para quem deseja se utilizar desses meios contratuais. Ou seja, o problema de excesso de dados e de informações produzidas gera grandes dificuldades na comunicação entre consumidores e empresas, causando incertezas, conflitos na tomada de decisões e até mesmo o desinteresse no uso desse meio. Como base metodológica, considera-se a ciência do design como abordagem pela qual os problemas devam ser tratados e as soluções propostas, considerando não só o componente teórico das questões tratadas, mas também os encaminhamentos e desdobramentos no mundo prático.
Membros Permanentes

Design, gestão e inovação
Nesta linha são desenvolvidas pesquisas com ênfase em inovação e serviços, investigações sobre modos de gestão do conhecimento e processos decisórios.

Tecnologia, produto e inovação [Legado]
Nesta linha de pesquisa, os termos tecnologia, produto e inovação contribuem para delimitar o grande campo de estudos do design. As pesquisas aqui reunidas analisam contribuições teóricas e práticas para a produção de conhecimento tanto no meio acadêmico quanto no empresarial.