--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Cinema e Cultura Contemporânea: a Questão da Crise, com Jorge Lucio Campos

Caracterização dos principais códigos socioculturais da modernidade avançada, assim como da produção imagética contemporânea − com ênfase na produção fílmica − e das possibilidades de relação entre ambos.

Objetivo: Explorar as relações entre os processos comunicacionais e a expressividade da linguagem em mídias visuais no meio social. Nesse sentido, serão debatidos filmes, visando proporcionar uma reflexão sobre a questão da crise no cenário cultural contemporâneo, principalmente, mediante um enfoque crítico-analítico do discurso cinematográfico.

Programa: A modernidade avançada e a condição de crise. Cinema, ideologia e pensamento. Cinema e produção de sentido. Cinema de entretenimento, de ideias e de problematização. O lugar da distopia no cinema contemporâneo.

Mini bio
Graduação e mestrado em Filosofia (Estética), doutorado e pós-doutorado em Comunicação e Cultura (História dos Sistemas de Pensamento) pelo IFCS/ECO/UFRJ. Atualmente desenvolve pesquisas sobre: as relações entre o design, a filosofia e a arte; o design, a cultura e a crise da modernidade; e o projeto, o conceito e a expressão estética na atualidade. Dentre os seus interesses estão ainda: o design e os termos de sua inserção no contexto do tecnicismo planetário contemporâneo; a questão da expressividade simbólica na arte (pintura e cinema) recente; e os pressupostos filosóficos (ético e estético) da atitude projetual.