Lucy Niemeyer
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1972), graduação em Formação Pedagógica em Inglês pela Faculdade de Educação Letras e Artes Notre Dame (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Fez estágios de Pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio e na Unidade de Investigação em Design e Comunicação do IADE-U em Lisboa, Portugal. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Procientista da UERJ e coordena o Laboratório Multidisciplinar de Pensamento Crítico em Design: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção ? Design, Cultura e Filosofia (LABCULT).É líder do Grupo de Pesquisa credenciado pelo CNPq "DESIGN, INTERAÇÃO E TECNOLOGIA". Tem experiência nas áreas de consultoria, projetos, pesquisa e ensino do Design, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de produto, semiótica, interação, comunicação.
Interesses de pesquisa
O ponto de partida é que a noção de que significado é central no design. Semiótica aplicada ao desenvolvimento de projeto, o efeito de comunicação de produtos (objetos de uso, serviços, sistemas, design visual)., sempre considerando contextos sociais e culturais, com especial interesse para destinatários vulneráveis.
Bibliografia fundamental
1. IBRI, Ivo Assad. Kósmos Noêtos. São Paulo: Perspectiva: Hólon, 1992.
2. NIEMEYER, Lucy. Elementos de Semiótica Aplicados ao Design. 2. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
3. NÖTH, Winfried. Panorama da Semiótica: de Platão a Peirce. 4. ed. São Paulo: Annablume, 2008.
4. SANTAELLA, L. Percepção, Fenomenologia, Ecologia, Semiótica. São Paulo, Annablume.2012
5. SANTAELLA, Lucia. Teoria Geral dos Signos: Como as Linguagens Significam as Coisas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
6. SANTAELLA, Lúcia. A Percepção: uma Teoria Semiótica. 2. ed. São Paulo: Experimento, 1998.
Participantes

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Membros Permanentes

Design, cultura e visualidade
Essa linha reúne pesquisas que refletem sobre diferentes manifestações e meios da visualidade e tecnologias da imagem, bem como as relações do design com a história e a cultura material; aproxima as artes visuais de tecnologias digitais e investiga processos de imagem em movimento, produção gráfica, visualização de dados, inteligência artificial e design de interfaces.

Teoria, informação, sociedade e história [Legado]
Linha de pesquisa que desenvolve pesquisas críticas que investigam o Design e o fazer design, tendo em vista aspectos teóricos, históricos, e sua inserção em dinâmicas sociais, culturais e econômicas. Comporta pesquisas teóricas, experimentais e aplicadas, explorando tópicos como paradigmas científicos, pensamento projetual, modos de produção de conhecimento sobre e para o design, ensino do design; em articulação com outras áreas do conhecimento, como filosofia, história, antropologia e arte.