Luiz Henrique Sá
Doutorando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC-UNIRIO). Possui mestrado em História do Design Brasileiro (2008) e graduação em Desenho Industrial (2005) pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professor assistente efetivo e Coordenador do Bacharelado em Cenografia e Indumentária da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Foi professor assistente contratado do Curso de Design de Interiores da Universidade Cândido Mendes, professor substituto de Fotografia da Escola Superior de Desenho Industrial / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, e professor substituto de Cenografia da Escola de Belas Artes / Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Tem experiência e atua profissionalmente nas áreas de Artes, com ênfase em Cenografia, Design e Fotografia. Sócio da empresa Bigodes - design, fotografia e cenografia, atuando como designer gráfico, fotógrafo e cenógrafo de de espetáculos teatrais e shows. Trabalha como olaborador do cenógrafo, figurinista e diretor de arte Helio Eichbauer, participando ativamente da concepção cenográfica, desenvolvimento de projetos, detalhamentos, acompanhamento das produções, montagens e adaptações.
Autor

História de Cenografia e Design: a experiência de Helio Eichbauer
Partindo da obra e da experiência do cenógrafo brasileiro Helio Eichbauer, esta dissertação debate os possíveis conceitos e paradigmas do projeto em Cenografia através da história, relacionando a profissão do cenógrafo com a do designer devido às suas características de desenvolvimento de projetos. Trata de uma experiência didática desenvolvida nos anos 1970 no Rio de Janeiro, considerada como uma época de ensino holístico do Design, da Cenografia e das Artes. Finalmente, estuda o caso da cenografia realizada para o espetáculo O rei da vela, de Oswald de Andrade, direção de José Celso Martinez Corrêa, em 1967, mostrando a construção de significado a partir de sua composição espaço-visual.