Pedro Luíz Pereira de Souza
Formou-se em design pela Esdi em 1971. Desde 1970 trabalhou com Karl Heinz Bergmiller, como estagiário e posteriormente como colaborador e associado. Desenvolveu trabalhos de projeto, textos e pesquisas no Instituto de Desenho Industrial do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1972 a 1984) referentes a embalagens para exportação (para o Ministérios da Indústria e Comércio) e a mobiliário escolar (para o Ministério da Educação). Estruturou e dirigiu o curso de desenho industrial da Silva e Souza Sociedade Educacional no Rio de Janeiro de 1982 a 1987. Desenvolveu projetos autônomos para diversas empresas como Escriba, Unibanco, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, Brasilpar, entre outras. Além dos trabalhos de texto e edição desenvolvidos no IDI/MAM, publicou diversos artigos em revistas, trabalhos de pesquisa e livros, como Esdi, biografia de uma idéia em 1997, EdUERJ (esgotado) e Notas para uma história do design em 1998, 2AB Editora.
Autor

Superfície de manejo
O presente trabalho investiga os pontos de contato entre a superfície da mão e os objetos manipulados, dividindo os fatores pesquisados em dois grupos: objetivos e subjetivos. Os fatores objetivos referem-se às propriedades mensuráveis dos objetos, incluindo aspectos geométricos, físicos, elétricos, óticos, térmicos e químicos, como desvio médio aritmético, coeficiente de atrito e resistividade elétrica. Os fatores subjetivos consideram as relações entre o homem e o objeto, abordando questões fisiológicas, psicológicas e sociológicas, como a superfície palmar, agressões externas aos tecidos da mão, percepção tátil e uso social do objeto. Este estudo detalha tanto as propriedades materiais dos objetos quanto a interação humana com eles, proporcionando uma compreensão abrangente do manejo de superfícies.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.