--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Ricardo Oliveira da Cunha Lima

Ricardo Cunha Lima é designer de informação, ilustrador, doutor em design pela ESDI/UERJ e professor adjunto na UFPE/CAA. Lecionou na ESDI/UERJ, EBA/UFRJ, ECO/UFRJ, Infnet e foi coordenador de curso no IED.Rio (Istituto Europeo di Design). Trabalhou e colaborou para vários jornais e revistas, como Correio Braziliense, InfoGlobo, O Dia e Superinteressante. Pesquisa visualização de informação (também conhecido como design de comunicação): como enfoque em infografia, dataviz, ilustração e retórica visual, com um viés jornalístico. Foi colaborador do podcast Anticast e é fundador e colaborador do podcast Visual+mente.

Participantes

MEMORÁVEIS - manifestações gráficas afetivas

O grupo de pesquisa "MEMORÁVEIS: manifestações gráficas afetivas" (UFPE), coordenado por Camila Brito e Solange Coutinho, objetiva investigar manifestações gráficas da memória afetiva, bem como contribuições do design para o desenvolvimento de produtos memoráveis. Inicialmente o grupo investiga as conexões entre a memória gráfica e o design, gráfica urbana e memória afetiva, memória gráfica, vernacular, questões de identidade cultural, paisagem urbana e estudos da imagem em design, podendo integrar outras áreas conforme as demandas de desenvolvimento dos projetos. O grupo desempenha atividades de ensino, pesquisa e extensão, divulgando e compartilhando a produção do grupo, bem como em eventos técnicos-científicos e culturais relevantes na área. A atuação do grupo também inclui assessoria de projetos, orientações de trabalhos de conclusão e participação em bancas sobre temas relacionados às linhas de pesquisa.

Autor

A metáfora visual e enquadramento na infografia: o enfoque nos gráficos estatísticos

O principal objetivo desta pesquisa é identificar aspectos que influenciaram a compreensão e preferência de gráficos estatísticos da infografia, no âmbito do enquadramento e uso de metáfora visual entre designers e não-designers. Os objetivos específicos são: identificar o uso de metáforas em infográficos contemporâneos. Relacionar a teoria de metáfora cognitiva e retórica visual ao estudo de infografia e gráficos estatísticos. Verificar a compreensão de metáfora em infográficos junto a leitores-usuários através de estudo empírico.

06 mar 2018

Análise da Infografia Jornalística

Com a dinâmica da atualidade, cada vez mais o texto jornalístico tradicional se mostra insuficiente para atender à crescente necessidade de síntese de informação. Tal fato tem ocasionado o aprimoramento e a difusão dos infográficos jornalísticos, peças de design de informação que vêm cada vez mais se tornando ferramentas editoriais importantes. No presente trabalho, buscamos uma definição para o termo infografia jornalística e propomos alguns pontos a serem considerados em sua análise. A pesquisa foi voltada aos infográficos jornalísticos em revistas contemporâneas.

27 ago 2009