Sydney Fernandes de Freitas
Graduação em Design pela PUC-Rio, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Trabalha com pesquisa qualitativa e tem orientado em três principais temas: 1) Ensino e pesquisa em Design: Diz respeito a currículo, modelos pedagógicos, perfis de acadêmicos e profissionais, produção de conhecimento; 2) Usabilidade: Área da Ergonomia que trata de pesquisas de interfaces de sistemas digitais e de produtos; 3) Metodologia: métodos e técnicas de pesquisa e de projeto.
Participantes

O design e a modelagem 3D no auxílio do ensino-aprendizagem em ciência para a educação em saúde
Convite para defesa da dissertação de Larissa Figueiredo Belém - 11 de abril de 2025, 15h.

Recomendações para o wayfinding design em hospitais pediátricos: A influência dos artefatos de comunicação gráfica, tátil e audível no comportamento informacional dos usuários
Defesa da tese de Guilherme Gattás Bara. 21 de março de 2025 - 14h.

Defesa de TCC: Desenvolvimento de Projeto para Geração de Alternativas de Veículo Autônomo, Movido a Energia Limpa, para Turismo Inclusivo
Apresentação: Patrick Lemos da Costa
Orientação: Luiz Antonio Vidal de Negreiros Gomes

Visualização de Informações, Usabilidade e suas Aplicações
Esta linha de pesquisa tem como objetivo a abordagem de métodos e técnicas inspiradas na visualização de informações que contribuam efetivamente para a experiência do usuário consumidor de tais informações. Uma das aplicações críticas que merece destaque é a visualização da informação em contratos eletrônicos. Em decorrência da revolução tecnológica e com a ascensão da sociedade em rede, vem se ampliando o número de negócios realizados por meios eletrônicos, principalmente diante das exigências de rapidez nas transações de alcance de escala mundial. Contudo, os contratos e documentos oriundos de meio eletrônico ainda causam incerteza quanto à sua validade e eficácia aos consumidores, o que gera uma forte insegurança jurídica para quem deseja se utilizar desses meios contratuais. Ou seja, o problema de excesso de dados e de informações produzidas gera grandes dificuldades na comunicação entre consumidores e empresas, causando incertezas, conflitos na tomada de decisões e até mesmo o desinteresse no uso desse meio. Como base metodológica, considera-se a ciência do design como abordagem pela qual os problemas devam ser tratados e as soluções propostas, considerando não só o componente teórico das questões tratadas, mas também os encaminhamentos e desdobramentos no mundo prático.
Membros Permanentes

Design, gestão e inovação
Nesta linha são desenvolvidas pesquisas com ênfase em inovação e serviços, investigações sobre modos de gestão do conhecimento e processos decisórios.

Tecnologia, produto e inovação [Legado]
Nesta linha de pesquisa, os termos tecnologia, produto e inovação contribuem para delimitar o grande campo de estudos do design. As pesquisas aqui reunidas analisam contribuições teóricas e práticas para a produção de conhecimento tanto no meio acadêmico quanto no empresarial.