Gabriel Schvarsberg
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2011) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). É professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2009 atua como professor universitário na área de arquitetura e urbanismo: FAUFBA (2009-2011), Universidade Salvador (2012), FAU-UFRJ (2014-2016), Universidade Santa Ursula (2016-atual). Como pesquisador, integra desde 2013 o Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura - IPPUR/UFRJ. Atuou também no Laboratório Urbano - PPGAU/FAUFBA (2009-2012). Pesquisa principalmente os seguintes temas: processos urbanos contemporâneos, relações entre produção de cidade e exercício político, cartografia social, mobilizações coletivas no espaço urbano, corpo, linguagem e experiência de rua. Tem experiência profissional nas áreas de mobilidade urbana, habitação social, planejamento urbano e ensino de projeto.
Interesses de pesquisa
Relações entre cidade e política por meio de práticas de rua, manifestações coletivas, práticas culturais, mobilidades e habitabilidades contra-hegemônicas; experimentação de modos de “fazer-com” coletividades, em exercício permanente de (auto)crítica à colonialidade herdada no campo do projeto e abertura epistemológica a outros modos-mundos e outras cartografias agenciando corpo, território, experiência e narrativa; histórias do antropoceno e cosmopolíticas territoriais nos atravessamentos entre rural e urbano, natureza e cultura, urbanismo e ecologia.
Bibliografia fundamental
1.BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora /Piseagrama, 2023.
2.FERDINAND, Malcom. Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo: Ubu editora, 2022.
3.RIBEIRO, Ana Clara Torres et al. Por uma cartografia da ação: pequeno ensaio de método. In: CADERNOS IPPUR Ano XV, No 2, Ago-Dez 2001 / Ano XVI, No 1, Jan-Jul 2002.
4.SIMAS, Luiz Antônio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
5.STENGERS, Isabelle. A proposição cosmopolítica. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 69, p. 442-464, abr. 2018.
Participantes

CURA - Cultura Urbanismo Resistência Arquitetura
O Grupo de pesquisa CURA busca, fundamentalmente, tratar de questões que envolvam o campo da Arquitetura e Urbanismo, a partir das noções de Resistência e Cultura. Tem como objetivo central o desenvolvimento de estudos que contribuam como mitigadores do histórico abismo social nas cidades do agora. Não por acaso, o título está organizado para construir a sigla que nomeia o grupo, dando sentido ao que os estudos e linhas propostas buscam construir: CURA. Sim, estudos que buscam recobrar a saúde das cidade, das construções e, principalmente, suturar as feridas abertas pela desigualdade social. Engloba, desde 2015, diferentes ações acadêmicas, projetuais e culturais, a saber: desenvolvimento e/ou orientação de pesquisas e projetos, envolvendo professores e alunos da UERJ, bem como pesquisadores de outras instituições; realização de eventos acadêmicos; publicações. Como exemplo dos desdobramentos repercutidos, podemos citar a conquista de editais FAPERJ em 2015 e 2018.
Membros Permanentes

Design, territorialidades e antropoceno
A linha desenvolve pesquisas que investigam o fazer design no Antropoceno, o habitar e as territorialidades, junto a áreas como antropologia, filosofia, arquitetura, urbanismo e arte.

Teoria, informação, sociedade e história [Legado]
Linha de pesquisa que desenvolve pesquisas críticas que investigam o Design e o fazer design, tendo em vista aspectos teóricos, históricos, e sua inserção em dinâmicas sociais, culturais e econômicas. Comporta pesquisas teóricas, experimentais e aplicadas, explorando tópicos como paradigmas científicos, pensamento projetual, modos de produção de conhecimento sobre e para o design, ensino do design; em articulação com outras áreas do conhecimento, como filosofia, história, antropologia e arte.