Guilherme Altmayer
Doutor (2020) e Mestre (2016) em design pelo Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialização em sócio-psicologia (2012) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Especialização em marketing (2000) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ). Graduação em administração (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design (2023-2026). É membro da Red Conceptualismos del Sur (redcsur.net/). Desenvolve pesquisas em história do design como conhecimento livre através de ferramentas colaborativas e sobre as relações de gênero e sexualidade no design e artes visuais, com foco na salvaguarda de memórias via meios digitais.
Interesses de pesquisa
Design e política, design e corpo, humanidades digitais, estratégias de conhecimento aberto, história do design no século XX, memórias sexo e gênero dissidentes. Possui extensa experiência profissional em projeto de produtos digitais, design gráfico e de interação. Lidera dois projetos de pesquisa: Tropicuir: relações entre arte, design, gênero e sexualidade e História do design em redes digitais de conhecimento aberto que investiga a memória gráfica do arquivo ESDI e desenha metodologias para salvaguarda digital. Lidera o projeto de extensão: WikiDesign - métodos de pesquisa em história do design para a Wikipédia, que constrói conteúdos livres sobre o campo do design para a enciclopédia.
Bibliografia fundamental
ALTMAYER, Guilherme. Tropicuir: estético-políticas transviadas – memória, arquivo, design. Rio de Janeiro : Ed. PUC-Rio: Numa Editora, 2022.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade. vol 1 - A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.
ROLNIK, Suely, GUATTARI, Felix. Micropolíticas – cartografias do desejo. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
PORTINARI, Denise. Queerizar o Design. Revista Arcos Design Rio de Janeiro, Edição especial Seminário Design.Com, v.10, n.1, Outubro 2017.
BARROS, José Assunção. História digital: A historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. São Paulo: Editora Vozes, 2022.
Participantes

Autenticidade padronizada? O papel do design e sua virada gestorial na produção de subjetividades e discursos estéticos no Instagram
Convite para defesa da dissertação de Bianca Domingues de Matos - 10 de abril de 2025, 09h.

Design das relações: amor, escuta e procedimento
Convite para defesa da dissertação de André Victor Alves - 08 de abril de 2025, 09h.

A iconicidade no design de André Vallias: uma análise baseada na semiótica
Defesa de tese de Samuel otaviano. 18 de outubro de 2024 as 9h. Online.

Design Abjeto: o QUEER eu tenho a ver com isso?
Apresentação: Grassine
Orientação: André Carvalho

MEMORÁVEIS - manifestações gráficas afetivas
O grupo de pesquisa "MEMORÁVEIS: manifestações gráficas afetivas" (UFPE), coordenado por Camila Brito e Solange Coutinho, objetiva investigar manifestações gráficas da memória afetiva, bem como contribuições do design para o desenvolvimento de produtos memoráveis. Inicialmente o grupo investiga as conexões entre a memória gráfica e o design, gráfica urbana e memória afetiva, memória gráfica, vernacular, questões de identidade cultural, paisagem urbana e estudos da imagem em design, podendo integrar outras áreas conforme as demandas de desenvolvimento dos projetos. O grupo desempenha atividades de ensino, pesquisa e extensão, divulgando e compartilhando a produção do grupo, bem como em eventos técnicos-científicos e culturais relevantes na área. A atuação do grupo também inclui assessoria de projetos, orientações de trabalhos de conclusão e participação em bancas sobre temas relacionados às linhas de pesquisa.

AexDI
Autor
Membros Permanentes

Design, política e subjetivação
A partir de uma compreensão sobre as implicações políticas do design, esta linha busca investigar as relações do campo com o pensamento projetual e os processos de produção de conhecimentos, subjetivação e transformação social nas sociedades contemporâneas.

Teoria, informação, sociedade e história [Legado]
Linha de pesquisa que desenvolve pesquisas críticas que investigam o Design e o fazer design, tendo em vista aspectos teóricos, históricos, e sua inserção em dinâmicas sociais, culturais e econômicas. Comporta pesquisas teóricas, experimentais e aplicadas, explorando tópicos como paradigmas científicos, pensamento projetual, modos de produção de conhecimento sobre e para o design, ensino do design; em articulação com outras áreas do conhecimento, como filosofia, história, antropologia e arte.