--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
Projeto de Pesquisa Design, teoria e crítica

Poiésis, téchne, projectum: uma abordagem filosófica da atitude projetual e de sua contribuição para a consolidação e/ou o questionamento do tecnicismo planetário contemporâneo

Este projeto visa definir e situar o lugar e a atuação do design – enquanto um dos instrumentos historicamente assumidos pela mentalidade tecnicista – no projeto de concepção e consolidação da modernidade, aqui chamado provisoriamente de “normalização técnico-científica”. Tem por objetivos, entre outros: 1) oferecer novos subsídios teóricos acerca da atuação do design na contemporaneidade, visando reforçar a conscientização dos profissionais dessa área em relação às principais questões que marcam os nossos recorrentes debates e discussões acerca dos rumos da cultura e das alternativas para o reequilíbrio ecológico do planeta; 2) remapear a tradição milenar de pensamento que conduziu o Ocidente ao chamado “tecnicismo planetário”, destacando, para tanto, vários posicionamentos crítico-reflexivos frente à atuação das tecnociências e à sua crescente inserção no contexto pluricultural pós, neo, hiper e crítico-moderno; 3) favorecer uma consideração não só multidisciplinar, mas também inter e transdisciplinar do design, a partir de pontos de vista e referenciais teóricos oriundos, principalmente, do pensamento filosófico recente; 4) favorecer uma visão mais ampla e matizada do design, que corresponda e atenda ao seu atual nível de complexidade e problematicidade; 4) fornecer subsídios teórico-conceituais para/sobre a ação (ou potência de ação) e a intervenção do designer no mundo de hoje sobretudo em seus estágios sociopolítico e simbólico-cultural; 5) avaliar em que medida este poderia contribuir tanto para a consolidação quanto para o questionamento do já referido “tecnicismo planetário”, nos termos em que este foi/vem sendo definido e redefinido no/pelo próprio projeto tardo-moderno de ”normalização técnico-científica”; e 6) avaliar as efetivas possibilidades de se estar “a caminhar para uma era do design total, ou seja, de um mundo integralmente concebido, desenhado pelo homem, do mais íntimo detalhe ao mais amplo ambiente”, assim como os aspectos possivelmente negativos desta tendência.