Design e Gestão de Projetos
Esta linha de pesquisa consiste na investigação sobre o gerenciamento de projetos da área de Design, buscando métodos que apoiem a identificação de um projeto de Design, como são organizados, executados e geridos pelos seus responsáveis e como as práticas presentes em Gestão de Projetos são (ou deveriam ser) utilizadas. A competição entre as empresas tem aumentado a participação do design como ferramenta estratégica de negócio. A discussão no campo do design foi ampliada, e, além de abranger “estilo” e “estética”, hoje aborda questões como “aprimoramento de produtos, serviços e processos”, “geração de inovação” e “eficiência operacional”. Seu foco está no desenvolvimento da experiência com o consumidor e na criação de produtos mais eficientes, nos setores público e privado. Sob este aspecto, torna-se fundamental definir o designer, enquanto uma competência central de empresas, tanto quanto estudar o papel do designer na gestão empresarial, especificamente na gestão de projetos. As ciências do design mostram-se, pois, promissoras como método de apoio à identificação de práticas e padrões que ajudam a definir regras que, por sua vez, podem ser utilizadas como base de sustentação de soluções organizacionais como a de gestão de projetos.