Raciocínio projetual: implicações para a educação geral e para o ensino de Projeto de Produto
Vários pesquisadores da área da educação projetual e criativa já realizaram estudos comparando o desempenho de sujeitos iniciantes e experientes como tentativa de melhor compreender o desenvolvimento de suas habilidades relacionadas ao projetar. Outros autores estudaram o raciocínio projetual – por eles denominado design thinking – sem realizar observações comparativas em termos da experiência acumulada dos sujeitos analisados. Nossa própria trajetória de pesquisa vem buscando traçar correlações entre a fluência na representação gráfica (ou graficacia) e o raciocínio projetual numa tentativa de encontrar indicadores ou padrões. Neste estudo pretende-se abordar o processo de transformação e de desenvolvimento do raciocínio projetual que ocorre ao longo da formação do estudante. Parte-se das premissas que: (a) projetar é atividade central e característica da profissão do Desenho industrial/Design, (b) essa atividade requer formas próprias de pensar e saber (uma epistemologia), (c) tal raciocínio pode ser aprendido e refinado a partir de experiências sistemáticas que se equilibrem entre desafios intelecto-criativos e suporte instrucional. Aqui se apresenta: (a) a revisão de estudos anteriores (esquema de Perry) úteis para o estabelecimento dos instrumentos de coleta de dados e de interpretação, (b) o relato dos estudos já iniciados pela proponente desta pesquisa; (c) uma breve discussão sobre a relevância do tema para a área de conhecimento do Desenho industrial e (d) a proposta de encaminhamento da nova etapa da pesquisa, explicitando objetivos, a metodologia prevista e os resultados almejados.