Daniela Souto
Daniela Souto é doutoranda no Programa do Pós-graduação em Design (PPD) da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). É mestra em Artes Visuais (2013) pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação (2010) pelo Pós-EaD do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina (SENAC/SC), graduada em Bacharelado em Design com habilitação em Design Gráfico (2007) pela UDESC e em Bacharelado em Artes Plásticas com habilitação em Pintura e Gravura (2001) pela mesma universidade. De 2001 a 2014 atuou na área de Criação em Design Gráfico em departamentos de Marketing e Comunicação de empresas catarinenses com abrangência nacional. Foi professora colaboradora de 2017 a 2020, nos cursos de Artes Visuais e Design Gráfico UDESC, e editora executiva da Revista Arcos Design, do PPD ESDI, de 2021 a 2022. Recentemente voltou a ser professora substituta no Centro de Artes, Design e Moda (CEART) da UDESC, lecionando as disciplinas de Desenho Digital, Artes Midiáticas, Instalação Multimídia, Animação Digital e Imagem e Movimento.
Autor

Design gráfico e imagem em movimento no Brasil
Esta tese apresenta um estudo sobre a produção resultante da interação entre design gráfico e imagem em movimento no Brasil. Os objetivos desta pesquisa são: ampliar as fronteiras do campo e as possibilidades de atuação profissional para designers; integrar os artefatos gráficos audiovisuais ao campo do design gráfico, não só na prática, mas também na teoria; e reconhecer o território híbrido que surge dessas relações como um campo de conhecimento compartilhado entre design e audiovisual. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica, pesquisas em portais de publicações científicas e instituições acadêmicas, e em plataformas digitais de vídeo. Este procedimento possibilitou uma reflexão sobre os conceitos de cultura material, cultura visual e memória gráfica, que podem contribuir com estratégias historiográficas para a inserção dos objetos deste estudo na história do design gráfico brasileiro. Inicialmente, propõe-se olhar de forma isolada para o design gráfico e para o audiovisual como dois campos relativamente autônomos, analisando-se os seguintes itens: artefatos e conceitos; historiografias e histórias; âmbitos educacional e profissional. Em seguida, estes parâmetros de análise são aplicados a estes mesmos itens, porém sob outra perspectiva: examina-se o campo híbrido que surge dos atravessamentos entre design e audiovisual. Por fim, é feita a montagem de uma coleção de artefatos gráficos audiovisuais, que tem como critérios de seleção: a existência de um arquivo on-line acessível gratuita e publicamente; o reconhecimento social e histórico; e a importância para a construção da memória gráfica brasileira. Com isso, a tese visa fornecer um conteúdo relevante para educadores do design em suas atividades de ensino, bem como a todos os interessados no aprendizado deste assunto, constituindo um repertório, um subsídio cultural de amplo acesso.