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Rafael Poiate

Possui graduação em Design de Produto - IED SAO PAULO (2013), pós graduação lato sensu em Sociologia - FESPSP(2019) e atualmente mestrando em Design na ESDI | UERJ. Tem experiência na área de Design , com ênfase em Design de Produtos e Serviço e Design Thinking , atua como organizador dos eventos Global Service Jam no Brasil e ministra workshops de inovação em serviços para empresas, mostrando técnicas de pesquisa etnográfica para serviços e prototipação de idéias. Atualmente desenvolve uma pesquisa de mestrado sobre ética no design de produtos digitais e se envolve em temas de Inteligência Artificial Responsável.

Participantes

Tecnicidades e Sensibilidades

O grupo de pesquisa tem como objetivo investigar e discutir as formas de produção de subjetividade no campo do Design, em diálogo com outras áreas do conhecimento. A pesquisa busca explorar as múltiplas possibilidades de percepção e ação no mundo contemporâneo, estruturado pelas tecnologias de informação e comunicação. Uma das vertentes de estudo do grupo se debruça sobre a maneira como percepções e sensibilidades no tocante ao uso de tecnologias digitais são de alguma forma representativas no contexto do ensino de design. Outras investigações abordam temáticas como o capitalismo de vigilância e o colonialismo de dados atravessados pela lógica neoliberal. Também investigamos a ideia de uma educação emancipatória, o ativismo digital e o movimento do software livre. O grupo se interessa pelo estudo da filosofia da técnica e, no momento, estuda o livro Tecnodiversidade ,do filósofo Yuk Hui, defensor de uma multiplicidade de cosmotécnicas.

Autor

A RESPONSABILIDADE NO DESIGN: Uma análise dos padrões enganosos em soluções digitais de marketplace de saúde

As soluções digitais utilizam as melhores práticas de design persuasivo para proporcionar uma boa experiência ao usuário. No entanto, técnicas de design de padrões enganosos, que usam princípios comportamentais para induzir ações e gerar lucro, têm se tornado comuns. Este trabalho investiga os padrões enganosos, que priorizam os interesses comerciais em detrimento da experiência confiável para o usuário. Através de entrevistas com designers, são analisadas as perspectivas técnicas por trás desses padrões e é apresentada uma reflexão sobre a responsabilidade social do designer na influência e criação de produtos digitais éticos e transparentes.