Sâmia Batista
Sâmia Batista é doutora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (2012), possui pós-graduação Lato Sensu em Design Gráfico pela Universidade de Belas Artes de São Paulo (2002) e graduação em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia (2001). É professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará, e co-fundadora do escritório Mapinguari design, em Belém, atuando em projetos de design social, ambiental, corporativo e em projetos culturais relacionados à visualidade amazônica. Coordena o projeto Letras que Flutuam: mapeamento dos abridores de letras de barcos da Amazônia. Foi diretora da ADG Brasil (2009/2011) e conselheira (2019/2020). Participou do Conselho Nacional de Design do Ministério da Cultura (2012/13 e 2016/17) e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (2016, Belém-PA). Contemplada com o Prêmio da Economia Criativa (2012), Amazônia Cultural (2014), Rumos do Itaú Cultural (2015) e IPHAN (2018). Tem como foco de investigação organizações populares e suas práticas de enfrentamento das opressões, que possam servir de base para transformações em práticas no design, em uma perspectiva decolonial.
Participantes

Estética Afrodiaspórica: resistência e luta do vestir político

ESDI DE COTA: Experiências de alunos cotistas em uma escola de design
Apresentação: Imaíra Portela de Araújo
Orientação: Ricardo Artur

Rede Design e Opressão
Design & Opressão é uma rede de solidariedade entre todas as lutas contra a opressão fundada em 2020. O objetivo da rede é estabelecer laços de solidariedade entre todas as lutas contra a opressão que passam pelo design como ferramenta, espaço, ou questão a ser transformada. Essa rede estende a tradição de pensamento crítico latino-americano da Educação, Artes e Sociologia para o campo do Design. Além de ações voltadas à formação de designers críticos, a rede promove também ações sociais concretas e continuadas. No momento, a rede realiza as seguintes atividades:
produção de textos e materiais didáticosgrupo de estudos semanal aberto (temporariamente inativo) série de transmissões em vídeo ao vivo que sintetizam as discussões realizadas pelo grupo de estudoscursos de extensão como o Designs of the Oppressedparticipações em eventos e discussões públicasSite: https://www.designeopressao.org

Formação em Design
Investigar práticas pedagógicas, metodologias de ensino-aprendizagem, propostas curriculares e aspectos históricos da formação especializada em Design. Estudar artefatos didáticos, linguagens, tecnologias, discursos e espaços de aprendizagem desta formação; Analisar possíveis interações socioculturais e pedagógicas da formação especializada e não-especializada (formal e não-formal) envolvidas neste segmento.

(De)formações em design: opressão em processos formativos do design
O projeto busca investigar, discutir e combater relações de opressão que se manifestam no processo formativo de designers. A partir da perspectiva das opressões, buscamos identificar como estas se manifestam nas múltiplas facetas da formação de designers, tais como currículos, práticas pedagógicas e institucionais, relações com clientes e usuários, etc. A partir da noção de práxis, a pesquisa também procura desenvolver teoria e prática de forma articulada como modo de intervir na realidade e transformar e o combater os processos de opressão que (de)formam designers.