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Barbara Emanuel

Professora Adjunta no departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). Master of Arts in Integrated Design pela Hochschule Anhalt (Dessau, Alemanha). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). Pesquisa os encontros entre design, comunicação e educação. 

Participantes

MEMORÁVEIS - manifestações gráficas afetivas

O grupo de pesquisa "MEMORÁVEIS: manifestações gráficas afetivas" (UFPE), coordenado por Camila Brito e Solange Coutinho, objetiva investigar manifestações gráficas da memória afetiva, bem como contribuições do design para o desenvolvimento de produtos memoráveis. Inicialmente o grupo investiga as conexões entre a memória gráfica e o design, gráfica urbana e memória afetiva, memória gráfica, vernacular, questões de identidade cultural, paisagem urbana e estudos da imagem em design, podendo integrar outras áreas conforme as demandas de desenvolvimento dos projetos. O grupo desempenha atividades de ensino, pesquisa e extensão, divulgando e compartilhando a produção do grupo, bem como em eventos técnicos-científicos e culturais relevantes na área. A atuação do grupo também inclui assessoria de projetos, orientações de trabalhos de conclusão e participação em bancas sobre temas relacionados às linhas de pesquisa.

Autor

Design & escola: projetando práticas de ensino-aprendizagem

Coletânea de artigos produzidos por professores da educação básica e designers

A retórica na interação

Peças digitais interativas, assim como qualquer peça de comunicação, são carregadas de retórica. Elas podem convencer usuários a comprar um produto ou contratar um serviço, a identificar-se com uma marca, a acreditar que um conteúdo é verdadeiro, a permanecer conectados por mais tempo. Podem levar usuários a preencher cadastros, clicar em botões, explorar seções, experimentar jogos. O estudo da retórica tem contemplado a persuasão exercida com palavras, imagens, objetos e peças audiovisuais. Mas como opera, na interação, a retórica? Este trabalho faz uma investigação sobre possibilidades persuasivas, a partir de duas vias de abordagem: teórica, aplicando conceitos relacionados aos apelos aristotélicos (ethos, logos e pathos), à Tríade Funcional de B. J. Fogg e à interação nas redes sociais; e empírica, através de análises da interação em peças digitais. Assim, esta pesquisa exploratória propõe uma problematização da retórica na interação, contribuindo para a ainda jovem teoria deste campo e para a prática profissional.

13 mar 2017