Luiz Frederico Sarkis Arbex
Meste em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design pela Esdi/Uerj (Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Defendeu a dissertação "Visualização dos dados estatísticos da Uerj: proposta de dashboards baseados no trabalho de Jacques Bertin (2013). Graduado em Desenho Industrial pela Esdi/Uerj (2003) com o trabalho de graduação "Atlas Ecológico do Rio de Janeiro", projeto que recebeu o prêmio "IF Design Communication Awards" (Hanover, Alemanha) e ainda o 1º prêmio na categoria "mídia digitais" em concurso promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Seu trabalho de pesquisa é voltado ao campo do design de informação e visualização de dados para mídias tradicionais e digitais. Tem experiência na área de design de comunicação, ressaltado-se projetos editoriais, de exposições, mídias interativas e identidades visuais. Atualmente, atua como designer visual no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Autor

Visualização dos dados estatísticos da Uerj: proposta de dashboards baseados no trabalho de Jacques Bertin
Os painéis de gráficos estatísticos conhecidos como dashboards são utilizados comumente naárea de Business Intelligence (BI) para a visualização de grandes sistemas organizados de dados. A presente dissertação propõe embasar o projeto de dashboards pelas teorias de Jacques Bertin, formuladas nas obras Sémiologie Graphique e La Graphique et le Traitement Graphique de l information. Considerando este referencial, e ainda parâmetros do design de informação e da visualização de dados, foram desenvolvidos dashboards que apresentam dados sobre a política de reserva de vagas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sistematizados pelo projeto de BI dessa instituição. O objetivo foi não apenas o de atender aos requisitos convencionais de um dashboard, mas sobretudo o de apresentar outras perspectivas informativas. Nesse sentido, investigam-se as especificidades dos métodos de Bertin e sua expansão para o domínio dos sistemas interativos.