--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Filipe Moraes Pinheiro das Chagas

Filipe Chagas é criador e editor da Falo Magazine (2018-), uma publicação científica online gratuita, que discute o nu masculino na Arte. Formado em Design pela ESDI/UERJ (1996-2000) e com mestrado pela mesma instituição (2007-2009), possui Docência em Ensino Fundamental e Médio pela Cândido Mendes (2009-2010), e trabalhou por onze anos na Escola ORT Brasil (2010-2021) como professor de Artes e coordenador educacional. Em 2019, concluiu pós-graduação em Curadoria e Crítica de Arte, organizada pela EAV-Parque Lage/Cândido Mendes. Trabalhou no Museu da República (2004-2008) como Coordenador de Design; e foi assistente de design, produção e montagem no Paço Imperial (2008-2009). Em São Paulo, foi curador das exposições Além da Parada e Muito Além da Parada (Galeria Objectos do Olhar, 2022/2023), Nas Profundezas (Vórtice Cultural, 2024); e, no Rio de Janeiro, Ponto de Vista (Nova Iguaçu, 2022), em fluxo (Santa Teresa, 2022) e A-FIAR (Galeria do Lago, 2023).

Autor

Design líquido : uma investigação sobre a construção das identidades contemporâneas

As identidades que por tanto tempo estabilizaram o mundo social estão em declínio, fragmentando o indivíduo tido como um sujeito unificado. Essa crise é parte de um processo maior de mudança. Fomos envolvidos por estratégias que nos fazem buscar nossas próprias identidades individuais e coletivas nas possibilidades de oferta que o mercado dispõe constantemente, seja de objetos, produtos, serviços, emoções, adjetivos etc. Da cultura material passamos à cultura do imaterial. Podemos escolher transitar entre diversas culturas e transformar nosso eu de acordo com o contexto e nossos desejos. É nesse contexto fluido que o branding se torna uma proposta inovadora de identidade de marca com o estabelecimento de imagens, percepções e associações pelas quais diversos públicos que influenciam uma organização irão se relacionar com ela. Esta pesquisa faz uma análise da identidade através da constituição do sujeito em nossa sociedade e através da construção de marca e de identidades institucionais. A empresa brasileira de cosméticos Natura é utilizada como ilustração para entender o branding e reposicionar o design na contemporaneidade.

25 mar 2009