André Ribeiro de Oliveira
Graduação em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e doutorado em Engenharia de Produção, ênfase em Gestão da Inovação, pela COPPE/UFRJ. Desenvolve conhecimento teórico e prático sobre as questões organizacionais afetas à inovação sob seus diferentes aspectos, ou seja, a inovação de produto, de processo, de mercado, e de modelo de negócios, especificamente no que concerne a abordagem baseada nos conceitos do Design. Busca habilitar alunos em atuar tanto nas questões acadêmicas que constituem o campo de pesquisa quanto nas questões práticas que se observam em ambiente empresariais com características culturais, históricas, técnicas e mercadológicas, buscando com isso, intervir na sociedade com critérios de inovação, responsabilidade socioambiental e empreendedorismo. Procura abordar os conceitos centrais do design em questões afetas ao processo de inovação empresarial, tendo como base metodológica a Ciência do Design (ou na expressão original, a Design Science), que busca a geração de conhecimento no processo de concepção de artefatos para a resolução de problemas de natureza prática.
Participantes

Medição da experiência do usuário na gestão do portfólio de aplicações
Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma solução satisfatória para o problema prático descrito, na forma de um método de medição de desempenho sobre experiência do usuário a ser incorporado à gestão de portfólio de aplicações, desenvolvendo um conhecimento útil e aplicável, o que enquadra esta pesquisa no método Design Science Research.

Mapeamento de problemas conhecidos e desconhecidos conhecíveis e correlações com possíveis perdas, no uso de Design System por empresas privadas no Brasil
Apresentação: Douglas Coelho Zordan
Orientação: André Ribeiro
Membros Permanentes

Design, gestão e inovação
Nesta linha são desenvolvidas pesquisas com ênfase em inovação e serviços, investigações sobre modos de gestão do conhecimento e processos decisórios.

Tecnologia, produto e inovação [Legado]
Nesta linha de pesquisa, os termos tecnologia, produto e inovação contribuem para delimitar o grande campo de estudos do design. As pesquisas aqui reunidas analisam contribuições teóricas e práticas para a produção de conhecimento tanto no meio acadêmico quanto no empresarial.