Ricardo Barreto Moraes
Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) Mestrado Stricto Sensu cursado no Programa de Mestrado em Design da PUC-Rio de 2003 a 2005, na área de Eco-design, com dissertação O Designer e a Avaliação do Ciclo de Vida dos Produtos: Análise do Uso das Ferramentas? defendida em junho de 2005 Formado em Desenho Industrial (Design) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) nas habilitações Programação Visual (Design Gráfico) e Projeto de Produto, pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial), unidade integrante da UERJ. 1997 a 2001
Participantes

Tecnicidades e Sensibilidades
O grupo de pesquisa tem como objetivo investigar e discutir as formas de produção de subjetividade no campo do Design, em diálogo com outras áreas do conhecimento. A pesquisa busca explorar as múltiplas possibilidades de percepção e ação no mundo contemporâneo, estruturado pelas tecnologias de informação e comunicação. Uma das vertentes de estudo do grupo se debruça sobre a maneira como percepções e sensibilidades no tocante ao uso de tecnologias digitais são de alguma forma representativas no contexto do ensino de design. Outras investigações abordam temáticas como o capitalismo de vigilância e o colonialismo de dados atravessados pela lógica neoliberal. Também investigamos a ideia de uma educação emancipatória, o ativismo digital e o movimento do software livre. O grupo se interessa pelo estudo da filosofia da técnica e, no momento, estuda o livro Tecnodiversidade ,do filósofo Yuk Hui, defensor de uma multiplicidade de cosmotécnicas.
Autor

O Papel do Pensamento Crítico no Desenvolvimento Profissional de Designers: Uma Análise de Experiências no Ensino de Design
Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma avaliação do potencial das práticas pedagógicas implementadas no curso de graduação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) no que diz respeito ao estímulo e desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico em seus alunos. A pesquisa abordará elementos curriculares, a filosofia institucional, métodos de ensino e a influência do corpo docente na perspectiva do exercício do pensamento crítico. O trabalho também busca identificar potenciais desenvolvimentos de métodos colaborativos e eficazes para a promoção de uma formação alinhada às demandas do mundo contemporâneo.