--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Pedro de Almeida Cunha

Pedro de Almeida Cunha - Pedro Cunha - Pedrão (@pedrocunhapedrao), Doutorando pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Design, desde 2023, bolsista FAPERJ, Pesquisador, fazedor e pensador projetual no Grupo de Pesquisa e Projeto de Extensão Design Escola do Laboratório de Design e Educação, o DesEduca LAb ESDI UERJ. No Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NUPEC FFP UERJ) sou videomaker, consultor e pesquisador colaborador .Mestre em Tecnologias Digitais para Educação e graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Após iniciar a vida profissional como fotógrafo e produtor de eventos, aprimorei o conhecimento em projetos e audiovisuais em produtoras e agências de comunicação e publicidade. Desde 2011 no meio acadêmico, crio conteúdo digital, desenvolvo pesquisas, palestras e oficinas sobre o uso de tecnologias e produção audiovisual na educação, com ênfase no Pensamento Projetual (design thinking), Edição de Imagens e a Cultura do Olhar.

Autor

Pensamento Projetual, o design thinking em práticas de cultura maker na escola

A pesquisa consiste em produzir reflexões relacionadas a processos e desenvolvimento de atividades multidisciplinares, onde oportunidades e desafios são mapeados de acordo com as necessidades do contexto escolar dos alunos envolvidos, sugerindo o pensamento projetual, auxiliado por um uso consciente e produtivo dos recursos digitais e analógicos disponíveis, para planejar, projetar e criar conteúdo, a partir de oficinas de criação de identidade visual e de produção audiovisual. O projeto possibilita intervenções ativas e colaborativas envolvendo abordagens de design thinking em sala de aula, despertando a curiosidade e motivando o aprender fazendo da cultura maker, entendendo cada etapa na produção, interligadas entre si para realização de um projeto final. Produzindo e coletando dados diretamente do campo, e cartografando seus personagens, suas redes e tramas, a pesquisa implementa na prática a parceria entre o Núcleo Design & Escola do Laboratório de Design e Educação da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o D&E DesEducaLab ESDI/UERJ e a comunidade escolar, alunos e professores do Colégio Estadual Operário João Vicente (CEOJV), voltado para o ensino médio regular e situado na região de Imbariê, em Duque de Caxias-RJ.