--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Camilla de Godoi

Pós-graduada em Design de Interação pela PUC Minas (2018) e bacharel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2016), nos anos 2014 e 2015 foi bolsista de graduação-sanduíche pelo Programa Ciências Sem Fronteiras, cursando disciplinas de Artes e Design Digital na Universidade de Auburn, Alabama, EUA. Trabalha desde 2019 como designer em uma cooperativa de trabalho que desenvolve tecnologias da informação junto a movimentos sociais e instituições de pesquisa. Sua atuação junto ao movimento da Economia Solidária acontece a partir do trabalho como designer, estudante e pesquisadora. Tem experiência com Design Participativo para organizações dos setores público e privado, com foco no desenvolvimento sociotécnico de plataformas de gestão participativa. É a partir da sua militância e trabalho que, desde 2020, participa das articulações e pesquisas sobre cooperativismo de plataforma. Eixos que orientam seu trabalho e pesquisa: Autogestão, Trabalho-educação, Design Participativo e Movimentos Sociais.

Participantes

Rede Design e Opressão

Design & Opressão é uma rede de solidariedade entre todas as lutas contra a opressão fundada em 2020. O objetivo da rede é estabelecer laços de solidariedade entre todas as lutas contra a opressão que passam pelo design como ferramenta, espaço, ou questão a ser transformada. Essa rede estende a tradição de pensamento crítico latino-americano da Educação, Artes e Sociologia para o campo do Design. Além de ações voltadas à formação de designers críticos, a rede promove também ações sociais concretas e continuadas.  No momento, a rede realiza as seguintes atividades:

produção de textos e materiais didáticosgrupo de estudos semanal aberto (temporariamente inativo) série de transmissões em vídeo ao vivo que sintetizam as discussões realizadas pelo grupo de estudoscursos de extensão como o Designs of the Oppressedparticipações em eventos e discussões públicas

Site: https://www.designeopressao.org

Autor

Interações solidárias: um estudo sobre metodologias participativas no desenvolvimento de tecnologias para movimentos sociais

As tecnologias digitais são hoje um campo de disputa essencial para movimentos sociais, coletivos e cooperativas autogestionárias. Apesar do potencial emancipatório das infraestruturas digitais baseadas em software livre e governança democrática, grande parte das tecnologias utilizadas no dia a dia dessas organizações ainda opera dentro de lógicas centralizadoras, opacas e extrativas.

Esta pesquisa busca reunir aprendizados acumulados na implementação de tecnologias para movimentos sociais e na economia solidária digital para mapear os desafios e limitações das infraestruturas digitais contemporâneas. A partir de um olhar crítico sobre experiências em redes de economia solidária, cooperativas e organizações populares, a pesquisa identificará contradições, barreiras e alternativas tecnológicas que influenciam a autonomia e a organização democrática desses espaços.