Roberto Luiz do Sacramento
Doutorando em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ). Pesquisa atualmente "Acessibilidade comunicacional no ensino-aprendizagem de Desenho Técnico para surdos, no contextodo IFRJ CDuC, considerando, conceitos do Desenho Universal". Mestre em Metrologia e Qualidade pelo INMETRO\UFRJ, licenciado em Matemática pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes da Universidade Candido Mendes e graduado em Engenharia Mecânica pela Faculdade Souza Marques. Atualmente é professor da disciplina de Desenho Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus de Duque de Caxias. Possui experiência na área de Engenharia, com ênfase em Desenho Técnico, AutoCad, Metrologia e Qualidade, Processos de Fabricação e Soldagem.
Participantes

Rede Design e Opressão
Design & Opressão é uma rede de solidariedade entre todas as lutas contra a opressão fundada em 2020. O objetivo da rede é estabelecer laços de solidariedade entre todas as lutas contra a opressão que passam pelo design como ferramenta, espaço, ou questão a ser transformada. Essa rede estende a tradição de pensamento crítico latino-americano da Educação, Artes e Sociologia para o campo do Design. Além de ações voltadas à formação de designers críticos, a rede promove também ações sociais concretas e continuadas. No momento, a rede realiza as seguintes atividades:
produção de textos e materiais didáticosgrupo de estudos semanal aberto (temporariamente inativo) série de transmissões em vídeo ao vivo que sintetizam as discussões realizadas pelo grupo de estudoscursos de extensão como o Designs of the Oppressedparticipações em eventos e discussões públicasSite: https://www.designeopressao.org
Autor

Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) em Desenho Técnico para surdos no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias.
A pesquisa propoe avaliar e discutir o ensino-aprendizagem na disciplina de Desenho Técnico, visando à inclusão do aluno surdo no contexto do IFRJ CDuC tendo como base a metodologia de DUA