--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

9809 itens encontrados
a-z crono

Joaquim Marçal Ferreira de Andrade

Joaquim Redig

Joaquim Redig lança livro 100 razões para se chamar um designer

ver notícia
20 jan 2017

joaquim.pdf

Joaquín Torres García

Joaquín Torres García e a construção de uma identidade latino-americana

O projeto de pesquisa aborda o arcabouço das temáticas e valores que fundamentam uma identidade latino-americana no Design, com foco na Escola do Sul, analisando a Revista Removedor do Atelier Torres García (ATG), Uruguai (1944-1953). A pesquisa investiga se há uma identidade latino-americana nas práticas de design, examinando como a linguagem construtivista universal se entrelaça com saberes locais no contexto do ATG. O objetivo é compreender a formação dessa linguagem, analisar registros históricos da época e examinar como ela é comunicada atualmente. Espera-se, ainda, mapear os fundamentos do ATG, explorar práticas no design e propor uma cartografia social. A pesquisa se concentra na construção de uma identidade latino-americana autêntica e não eurocêntrica, destacando a importância dos saberes locais. Serão utilizadas fontes primárias e secundárias, incluindo a Revista Removedor, e serão conduzidas entrevistas com especialistas. A relevância reside em contribuir para a compreensão interdisciplinar da identidade latino-americana no design, promovendo uma apreciação mais ampla das contribuições da região e fortalecendo estudos do sul no campo do Design. A investigação faz parte de projeto de doutorado e serão apresentados os direcionamentos iniciais da pesquisa em andamento, que dura até 2028.

Jocely Sete Câmara

Jocely.pdf

Jofre Silva

Jogo

jogo de cartas 1.jpg

jogo de cartas 2.jpg

jogos

jogos de cartas

Jogos de fantasia

jogos de mesa

jogos educativos

jogos eletrônicos

jogos interpretativos

Jogos olímpicos - Rio de Janeiro

Jogos pedagógicos para deficientes mentais

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1976). O trabalho investiga a criação e aplicação de jogos pedagógicos adaptados para indivíduos com deficiências mentais, destacando a viabilidade da produção artesanal e a importância dessas adaptações para melhorar a aprendizagem e inclusão social. Posteriormente o TCC propõe o desenvolvimento de jogos pedagógicos para crianças com deficiência mental, focando na percepão visual e coordenação manual, e é adaptado para crianças de 7 a 9 anos, com aplicação também em casos de reabilitação tardia."

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1976

Jogos: facilitando diálogos em processos colaborativos e participativos

O curso tem como objetivo apresentar o jogo como uma ferramenta eficiente para gerar engajamento entre atores distintos e em contextos diversos, viável tanto na pesquisa acadêmica quanto em projetos profissionais. Por meio de experimentações práticas com jogos exploratórios de design, os participantes serão estimulados a refletir sobre processos colaborativos, bem como irão assimilar técnicas e parâmetros essenciais à estruturação e configuração de jogos voltados para pesquisa e projeto. De caráter aberto e transdisciplinar, este curso é direcionado a todas as pessoas interessadas em práticas criativas que estimulem engajamento e facilitem diálogos no meio em que atuam.

Jogos: facilitando diálogos em processos colaborativos e participativos

O curso tem como objetivo apresentar o jogo como uma ferramenta eficiente para gerar engajamento entre atores distintos e em contextos diversos, viável tanto na pesquisa acadêmica quanto em projetos profissionais. Por meio de experimentações práticas com jogos exploratórios de design, os participantes serão estimulados a refletir sobre processos colaborativos, bem como irão assimilar técnicas e parâmetros essenciais à estruturação e configuração de jogos voltados para pesquisa e projeto. De caráter aberto e transdisciplinar, este curso é direcionado a todas as pessoas interessadas em práticas criativas que estimulem engajamento e facilitem diálogos no meio em que atuam.


Jogos: viabilizando engajamento e facilitando diálogos em processos de codesign

O presente trabalho discute de que modo jogos de design podem facilitar a pesquisa em processos de codesign a partir de uma experiência em que a autora se descreve ao mesmo tempo como pesquisadora e participante de um projeto de cooperação internacional realizado em 2015. Em um primeiro momento, é retratada uma parceria entre dois laboratórios de pesquisa, o Center for Codesign Research (CODE, Dinamarca) e o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA, Brasil), para então delinear de que forma essa aproximação viabilizou seis experimentos de codesign em três bibliotecas públicas do Rio de Janeiro (Biblioteca Parque Estadual, Biblioteca do Museu de Arte do Rio de Janeiro e Biblioteca da Prainha). Nesse sentido, quatro dos experimentos mencionados utilizaram jogos de design em seus contextos de pesquisa, os quais se tornaram objeto de estudo desta dissertação. Sendo assim, a partir de uma revisão acerca de características de quatro jogos de design elaborados previamente na Dinamarca, tanto quanto através da análise documental e da rematerialização dos experimentos brasileiros de codesign, é observado como os jogos concebidos nestes processos atuaram também como plataformas de colaboração. Nesse âmbito, a presente pesquisa não somente demonstra como jogos podem ser utilizados como meio de viabilizar engajamento e facilitar diálogos em processos de codesign, como também apresenta parâmetros que podem ser utilizados como ponto de partida na concepção de jogos de design em processos colaborativos.

10 mar 2017
1... 220 221 222 223 224... 409