Processo seletivo

A visualização da informação quantitativa em jornalismo televisivo: classificação de infográficos em vídeo
Estudo da visualização da informação em telejornalismo, através da pesquisa da base teórica da visualização da informação, e da análise dos infográficos veiculados em vídeo no telejornalismo brasileiro, que fazem parte dos motion graphics. A pesquisa aborda diferentes visões da visualização da informação, o processo de produção dos infográficos, e uma categorização dos infográficos em telejornalismo brasileiro, que se constituem como um passo para a exploração mais profunda deste campo de atuação do designer. Além disso, as entrevistas realizadas com designers da TV Globo são um ponto forte no posicionamento do designer neste campo de trabalho e sua atuação. Acompanha um anexo digital com exemplos das partes contituintes de um telejornal e a classificação proposta.

A VOZ DA RUA - Relatório de Projeto de Graduação
A voz da rua é um projeto que foi concebido a partir da intenção de desenvolver um sistema de comunicação para o diálogo e a reflexão crítica a respeito de questões de relevância social que muitos de nós não estão, a princípio, interessados em discutir. Além da conceituação, a ideação e a pesquisa de referências estéticas, realizou-se uma pesquisa sobre população em situação de rua, que fundamentou a produção de duas intervenções urbanas. Os registros das intervenções realizadas, que incluem depoimentos de diversos transeuntes, foram editados e disponibilizados no website www.avozdarua.net.

A World Design Organization (WDO) lança chamada de propostas para sediar sua Assembléia Mundial de Design em 2019

a01.jpg

A05F2F10-55A5-40DD-BBCD-3612AF00F14B.jpg

a09.jpg

a0a2bcd502b00af14d26c40aa519669c.pdf

AA Women and Architecture in Context

abastecimento

Aberta a chamada para a 14th National Design Education Conference of the Design Education Forum of Southern Africa (DEFSA)

Abertas as inscrições para o iF DESIGN AWARD 2018

Abertas inscrições para o Projeto Desenhos Urbanos Colaborativos em Joinville

Abertura Atravessar o Presente
Roda de conversa Design e Arquitetura no limiar da cultura, com as artistas Geisa Garibaldi, do Concreto Rosa, e Ludmila Brito, do Gia.

Abertura da Esdi para a Rua do Passeio
Durante o evento ESDI ABERTA #UERJRESISTE, dia 12 de fevereiro, será inaugurado o novo portão da Esdi para a Rua do Passeio.

Abertura da exposição Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena

Abertura de inscrição de trabalhos para o Seminário Entremeios: imaginação coletiva e vida comum

Abertura ESDI 60 Anos
Sábado, 24 de junho de 2023
A partir das 15h na ESDI

Abertura_alma_de_gato.jpg

Ability based design

abjeto

Ably

ABNT disponibiliza primeira norma para Serviços de Design no país

Abordagem triangular

Abordagens críticas do design da interação
A produção teórica das áreas do design voltadas à interação, experiência do usuário e interfaces costuma, através do termo user centered design ou do guarda-chuva conceitual user experience, considerar o usuário como ponto de partida para qualquer projeto de design interativo. Omite-se frequentemente a produção (e não mero diagnóstico) de necessidades neste “usuário”, produção esta na qual o design desempenha papel crucial. Estudar práticas projetivas que explorem territórios não mapeados pelas ferramentas dominantes mais comuns de software e hardware é prática metodológica importante nesta pesquisa. Outra vertente do projeto volta-se para os mecanismos retóricos inerentes às supostamente objetivas formas de interação nos dispositivos contemporâneos. Trata-se de verificar e dissolver aquilo que o design da interação tende a ocultar através de pressupostos, soluções prontas e clichés, evidenciando estratégias de convencimento e operações de manipulação dos usuários.