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Processo seletivo

9736 itens encontrados
a-z crono

Percepção

Percepção de sinais. poluição visual

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1972) aborda a percepção dos sinais, considerando a semiótica e a psicologia para debater sobre a sinalização de trânsito. Posteriormente foi elaborada uma estrutura que possibilita a criação de um ambiente de trabalho, funcionando também como uma forma de sinalização.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972

percepção espacial

percepção geométrica

percepção sensorial

Percepção, Design e Educação

Por meio de uma investigação da história da institucionalização do ensino do design, o projeto pretende refletir sobre a maneira como o design entende o conceito de percepção. Questionando a permanência de alguns pensamentos modernos no ensino e apontando maneiras mais abrangentes de se entender o processo perceptivo, o projeto tem por objetivo atentar para a necessidade de se repensar e de se adequar o conceito de percepção, e sua abordagem no ensino, ao cenário contemporâneo.

2011

PercepcaoDesignEducacao_NathaliaLepsch.pdf

percursos urbanos

perene

Perfil

Perfis Instagram

Performance

perfume

Perfume, história e design: o papel das embalagens no mercado brasileiro de perfumaria

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o papel do design no mercado brasileiro de perfumes. Parte-se da hipótese de que é ele o elemento fundamental para o bom desempenho desse segmento. Na medida em que ele possibilita a diferenciação entre as diversas embalagens, criando uma segmentação para o consumo nas mais diversas camadas sociais. Inicialmente será apresentado o universo do perfume, abordando seus aspectos técnicos e culturais. Uma relação de matérias primas utilizadas na indústria de perfumaria será fornecida. Seu propósito é proporcionar ao designer profissional e ao designer pesquisador uma referência visual dos elementos que compõe um perfume. Adiante, os principais aspectos da história do perfume no mercado nacional de perfumaria são destacados, bem como a mudança de paradigmas de consumo ao longo dessa trajetória. Segue-se com a apresentação das peculiaridades de um projeto de embalagens para esse segmento, destacando o perfil do designer, desse mercado e uma relação de termos técnicos. Por fim, um modelo para catalogação será apresentado e aplicado a um grupo de perfumes nacionais e internacionais. O estudo se encerra com uma análise das embalagens catalogadas, a fim de mostrar que existem diferentes soluções de design para comunicar os conceitos de um perfume.

28 jun 2012

Perguntas

Periferia - Belém (PA)

Periferias urbanas

periódicos brasileiros

Período Academico Emergencial

ver notícia
01 set 2020

Permacultura, desafio da prática no meio urbano

ver notícia
21 out 2016

Pérola Vieira da Cunha Freire

Persona non grata: uma experiência especulativa em design

"Persona non grata" é um trabalho experimental audiovisual e narrativo elaborado a partir de uma abordagem em design especulativa e crítica. O projeto consiste em uma videocolagem e um relatório dividido em duas partes: fundamentação teórica e trajeto do processo criativo. O objetivo do trabalho, que consiste em um projeto final de graduação, é trazer uma reflexão acerca de questões pertinentes no campo da crítica em design, bem como desenvolver uma linguagem gráfica audiovisual que traduza estas questões para uma narrativa especulativa e provocativa.

2023

Personagens

PersonaNonGrata.pdf

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