Processo seletivo

Silvia Helena de Carvalho Schnaider

Silvia Maria Gerhardt

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Silvia Pollis Davis

Silvia Steinberg

Silvia Steinberg

Silvio Botelho Barreto Campello

Silvio Márcio Palhares

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Silvio Piropo Da-Rin

Simbiose: uma proposta de jogo de tabuleiro para auxiliar no aprendizado e na socialização entre estudantes autistas e neurotípicos do ensino fundamental
Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo a elaboração de uma metodologia que permita a criação de práticas pedagógicas lúdicas capazes de dar apoio ao aprendizado acerca de temáticas socioambientais e à socialização entre estudantes autistas e neurotípicos do Ensino Fundamental I, tal qual os artefatos escolhidos para corroborar a defesa dessas práticas, isto é, um jogo de tabuleiro educativo interdisciplinar com elementos inspirados no Candomblé e nas tradições dos povos originários. A pesquisa inicial desta tese bordou uma revisão sistemática da literatura sobre gamificação e métodos para desenvolver design de jogos educativos. Em seguida, foi realizada uma análise dos modelos de criação existentes, assim como o impacto que o uso de jogos como apoio de material didático pode exercer sobre o engajamento dos alunos durante as aulas. Além disso, foram feitas pesquisas para definir o conteúdo do jogo, desde em relação às diretrizes educacionais atuais para Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, até informações a respeito do Candomblé, tradições dos povos originários brasileiros e de autismo na infância. Dessa forma, foi possível sugerir melhorias e propor um novo modelo de design de jogos educativos, considerando o objetivo desta tese de mestrado. A fim de comprovar a aplicabilidade dos artistas em questão como ferramenta auxiliar no ensino de conhecimentos sobre a esfera socioambiental, os testes foram realizados com alunos autistas e neurotípicos do 5º ano de uma escola pública no município do Rio de Janeiro-RJ. Segundo os critérios de avaliação estabelecidos durante a pesquisa de mestrado, a interpretação dos resultados permitiu a conclusão de que o jogo de tabuleiro foi bem recebido pelos estudantes e é capaz de contribuir positivamente tanto para o processo de socialização entre os alunos, quanto para o ensino leve e divertido sobre temáticas socioambientais.

simbolismo

símbolo

símbolos

Símbolos nacionais

Similares: jogo como auxiliar pedagógico à cidadania
"Similares" é um jogo de tabuleiro paradidático que visa a educar crianças a partir de 4 anos de idade sobre a vida em cidadania. Este trabalho analisa a função e funcionamento de jogos na educação infantil por meio do estudo de teorias e descobrimentos de pesquisadores da área e vê como implementa-los para desenvolver a ideia de cidadania em uma forma compreensível para a faixa etária em questão. Também são usados conhecimentos do design de produto e comunicação para a criação de um produto seguro e compreensível para crianças.

Simone Savassi Baptista de Souza

Simone Silva Melo

SIMPOIESDI: reciclagens, regenerações, ressignificações
Nos dias 28, 29 e 30 de abril, vai acontecer o SEMINÁRIO SIMPOIESDI na Esdi (Rua do Passeio, 80).

SIMPOIESDI: reciclagens, regenerações, ressignificações para uma cidade sustentável.
Nos dias 28, 29 e 30 de abril, vai acontecer o SEMINÁRIO SIMPOIESDI na Esdi (Rua do Passeio, 80): 1 mesa de abertura com as coordenadoras do Laboratório de Design e Antropologia do PPPDesdi, 3 mesas de debate com convidados especiais, 1 jogo, 1 oficina e 1 conferência com palestrante internacional.

Simpósio

simpósio

Simpósio Desconversas Design & Educação: desafios e abordagens
O Simpósio Desconversas Design & Educação: desafios e abordagens se realiza por meio de 3 encontros temáticos para debater com convidados experientes temas emergentes nas pesquisas do Laboratório.
