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Celso Pereira Guimarães

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Cenários

Cenários de futuros urbanos em meio a mudanças climáticas: Rio de Janeiro, Copenhagen e Hargeisa em 2050

Quais as perspectivas de futuro para a vida urbana frente às mudanças climáticas? Tendo em vista tal questão, e mobilizando aportes das humanidades e do design, este projeto volta-se à construção de cenários de futuros possíveis para algumas cidades ao redor do mundo. Tais cenários oferecerão um panorama especulativo de possíveis desdobramentos das mudanças climáticas na vida urbana em 2050. Três cidades com situações político-econômicas bastante distintas foram selecionadas como pontos-chave para a elaboração desses cenários: Rio de Janeiro (Brasil), Copenhagen (Dinamarca) e Hargeisa (Somalilândia). Materializando trabalhos especulativos e imaginativos orientados a futuros possíveis, os cenários elaborados neste projeto oferecerão insumos para projetos de design potencialmente inovadores que busquem lidar com os efeitos da mudança climática na vida urbana.

De 05 abr 2024 a 05 abr 2024

Cenários futuros para o ensino de design

A presente pesquisa foi elaborada com o propósito de contribuir com o entendimento dos impactos da pandemia no ensino, com objetivo principal de desenvolver cenários futuros para o ensino do Design no Brasil

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Cenários futuros para o ensino do design

O futuro é moldado por transformações históricas, especialmente as tecnológicas e sociais, o que enfatiza a importância das habilidades como empatia, criatividade e resiliência. Eventos marcantes, como epidemias e guerras, têm o poder de acelerar ou alterar mudanças já em curso na sociedade, como visto na pandemia de Covid-19, com a incorporação das ferramentas de tecnologia no dia a dia. A presente pesquisa foi elaborada com o propósito de contribuir com o entendimento dos impactos da pandemia no ensino, com objetivo principal de desenvolver cenários futuros para o ensino do Design no Brasil. O trabalho está dividido em quatro capítulos, o primeiro apresenta um panorama histórico das características do ensino do Design no Brasil. O segundo demonstra estratégias e desafios no ensino do Design durante a pandemia, identificados por meio de uma ampla pesquisa exploratória com diferentes métodos. No terceiro capítulo, as informações levantadas foram analisadas e transformadas em elementos para construção dos cenários, conforme metodologia de prospecção, o que culminou na definição de dois eixos direcionadores para os cenários, a ubiquidade digital e a consciência holística. O resultado, apresentado no capítulo 4, é a criação de quatro cenários futuros distintos: o cenário desejado, que serve como referência normativa e representa o ideal; dois cenários intermediários, que capturam nuances e variações, podendo favorecer mais um eixo do que o outro; e o cenário indesejado, também conhecido como cenário crítico ou adverso, que deve ser evitado. Os cenários não se configuram como previsões definitivas, mas sim narrativas que constituem uma plataforma de elementos para debates sobre o futuro, possibilitando a exploração de várias perspectivas dos interessados. Considera-se que o trabalho contribui para o campo, fornecendo insights para construção de um ensino futuro do Design no Brasil mais inclusivo, atualizado e, sobretudo, preparado para os desafios que estão por vir.

05 abr 2024

cenografia

cenografia de exposições

Censo Cultural UERJ

O Censo Cultural é uma campanha que busca conhecer os artistas de Universidade e por meio disso tornar essas pessoas parte das atrações das atividades do Departamento Cultural. A campanha é realizada través de cédulas que devem ser preenchidas pelos participantes e depositadas em urnas que foram espalhadas por todos os campi ou até pela inscrição presencial na sala T056, andar térreo, campus UERJ Maracanã ou inscrições online através do link https://docs.google.com/forms/d/1AC8kow3JxqWUIy1hDqrydTjyAjC2srmIhJ1qw2LumjA/edit. Além do levantamento de dados sobre essa comunidade interna específica, também procuramos dar oportunidades e valorizar os talentos que preenchem os corredores cinzas da UERJ.

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Central de informações PPDESDI

Centro Acadêmico

Centro Carioca de Design

Centro Cultural dos Correios

centro de jogos

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

centro urbano

Cerâmica

Cerimônia de premiação do 30° Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

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13 out 2017

Cerimônia de premiação do 4º desafio de design Odebrecht Braskem

Cerimônia de premiação do 4º desafio de design Odebrecht Braskem

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02 dez 2016

Certificações da qualidade e a certificação CERNE: análise comparativa de avaliação de desempenho de incubadoras de empresas

Esta tese apresenta o campo teórico-conceitual das incubadoras de empresas de modo a tratar da origem do termo e práticas, de seu percurso evolutivo no Brasil, assim como de sua importância em diferentes aspectos do campo do desenvolvimento humano, territorial e competitivo nacional. Ademais, discorre-se sobre as certificações organizacionais mais importantes em nível nacional e internacional não só no campo das incubadoras de empresas, mas também no de certificações de produtos e processos, e serviços, e apresenta-se de forma teórico-conceitual o Modelo CERNE, suas características, níveis, processos e incubadoras certificadas. O ponto de partida deste estudo foi a hipótese de que o Modelo CERNE se configura como uma certificação de incubadora mais apropriada do que as demais abordadas, e acredita-se que com o seu aperfeiçoamento, o CERNE tem se configurado como a mais adequada, gerando enorme valor para o ecossistema de inovação do Brasil. A metodologia aqui adotada envolveu a busca e o tratamento de dados secundários de organizações e normatização sobre certificações institucionais; a prospecção de dados primários, que lançou mão de questões previamente organizadas em um roteiro semiestruturado, junto a um conjunto de interlocutores-chave integrantes do ecossistema de empreendedorismo inovador nacional, mais precisamente gestores de entidades de apoio e de normatização das incubadoras no Brasil; a apresentação do CERNE comparativamente às outras certificações existentes; e os resultados de uma pesquisa de campo à luz da pergunta-guia hipotética de nossa investigação. A pesquisa de campo foi realizada através de um roteiro semiestruturado e a aplicação de questionário eletrônico com 23 questões objetivas (enviado a todos gestores de incubadoras associados à ANPROTEC em 2018), do qual recebemos 64 respostas. Assim, pelos resultados obtidos, verificou-se a hipótese de que a certificação CERNE é a mais adequada para as incubadoras de empresas brasileiras.

22 fev 2019

Certificado Sabrina premiação IC 2022.jpeg

Certificado Sabrina premiação IC 22.jpeg

César de Carvalho Nuñez

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