--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

9736 itens encontrados
a-z crono

Da Abstração ao Neoconcretismo: Uma Homenagem a Décio Vieira

ver notícia
26 mai 2017

Da imagem estática à representação gráfica de movimento: uma análise comparativa das estratégias de composição visual e das convergências estéticas entre o painel das histórias em quadrinhos e o quadro cinematográfico a partir de “Persépolis” (2000) e “Tungstênio” (2014)

As histórias em quadrinhos se propõem a traçar narrativas de forma visual, a partir de um léxico muito próprio de signos e de contratos estipulados com o seu leitor. Numa posição ativa de construção de sentido, quem as consome se vale essencialmente de “imagens pictóricas e outras justapostas em sequência deliberada destinadas a transmitir informações e/ou a produzir uma resposta no espectador” (MCCLOUD, p. 9). Em se tratando de uma produção gráfica estática, a fruição de movimento completo dos personagens, portanto, se dá a partir da elipse entre os quadros. É de extrema importância que o leitor esteja disposto a trabalhar ativamente para trazer vida ao escopo narrativo completo da obra. É, portanto, inegável a relação entre forma e conteúdo na construção narrativa, estética e estilística da obra. Os quadrinhos operam como meio – e não como gênero, importante frisar – e deliberadamente se apropriam das particularidades de sua linguagem como ferramentas narrativas. É de suma importância nesse momento direcionar nosso foco para o objeto de estudo do presente trabalho: a relação estética traçada entre o design do quadro na arte sequencial – convencionado como “painel”, tradução do “panel” (EISNER, 1989) – e o do quadro cinematográfico – do inglês “frame” – dela adaptado. A relação entre a sétima e a nona arte parte de sua realização fundamental, desde a proposta embrionária de representação fiel de movimento a partir dos fotogramas sequenciais de Muybridge em 18781. A película projetada nada mais é que a exibição de vinte e quatro fotogramas por segundo, um seguido do outro, utilizando-se da relação íntima de proximidade entre um fotograma e outro para criar no espectador a ilusão de movimento – extrapolando o fator hipnótico da representação do real (BENJAMIN, 1994), “real” este perfeitamente aplicável à movimentação de agentes físicos no espaço filmado. A análise das engrenagens e técnicas necessárias à tecnologia do cinema pelo prisma de sua realização revela, no entanto, que a cinesia filmada não é real. É, pelo contrário, simulada no espaço vazio da ínfima fração de segundo entre um fotograma e outro – fotogramas tais cuidadosamente desenhados e estruturados para simultaneamente congelar a ação no tempo e dar vida ao seu movimento pela sequencialidade. É similar a construção feita nos quadrinhos: o movimento é efetivamente criado pela atividade do leitor de percorrer a página com os olhos e imaginar, completando os espaços entre os painéis, o local onde a ação se desenrola e vira realidade (EISNER, 1989).

Da inovação social à imaginação coletiva: novas formas de engajamento e participação e suas correspondências com o ensino e a pesquisa em design (projeto vinculado à bolsa Prociência)

O projeto tem por objetivo dar continuidade à agenda de pesquisa levada a cabo por esta pesquisadora no Laboratório de Design e Antropologia, e que investiga as possibilidades de conjugação entre modos de produção de conhecimento próprios ao design e à antropologia, considerando também suas aplicações a situações e contextos de ensino e pesquisa, buscando assim por alternativas para o ensino e a pesquisa em design. Os principais objetivos do projeto são: 1) investigar as possibilidades teóricas e práticas de conjugação de modos de produção de conhecimento em design e em antropologia; 2) reunir dados primários e secundários sobre novos modos de engajamento e participação; 3) avaliar as possibilidades de correspondência entre esses modos de engajamento e participação e processos de ensino e pesquisa em design; 4) problematizar a noção de inovação social, avaliando as possibilidades de tensioná-la à luz da comparação com a categoria de imaginação coletiva.

Daisy Maria Peregrino Silva

Dalia Kauffman Schiper Akstein

Daltonismo

Daltonismo e as quatro relíquias_ um site de aventura interativa para a compreensão do daltonismo - REVISADO ATT.pdf

Daltonismo e as quatro relíquias: um site de aventura interativa para a compreensão do daltonismo

Este é um projeto que traz a compreensão dos diversos tipos de daltonismo de uma forma divertida, a partir de um site com uma narrativa interativa, personagens e desafios, além de apresentar informações científicas e uma metodologia de acessibilidade para inclusão de daltônicos em projetos de comunicação. A cor é uma das bases do design, e com ela nós conseguimos apresentar sentimentos e visões diferentes em uma composição. Com alguns fundamentos básicos sobre cor, podemos perceber o quanto a percepção humana sobre ela é variável e resultante de uma série de fatores. Alguns humanos possuem daltonismo, um distúrbio genético que interfere diretamente na percepção de uma pessoa sobre a cor e como ela interage com o seu ambiente. A pesquisa apresenta uma investigação sobre as questões fundamentais da teoria da cor, sua contextualização e aprofundamento na definição do daltonismo, trazendo estratégias que podem auxiliar designers na inclusão de daltônicos em projetos de comunicação. Foi investigada uma oportunidade de projeto, conciliando habilidades de concept art, pintura digital e design numa proposta de site que estimula jovens a interagirem com esse tema através de uma linguagem leve, lúdica e de aventura.

2021

Dalva Maria Moreira Pinto

dança

danças arábes

danças brasileiras

Daniel Almada Cunha

Daniel Alves da Silva Lavinas

Daniel Andrade de Lima

Daniel Assunção Andrade

Daniel B. Portugal

Daniel Borges da Silva

Daniel Braulio Weikersheimer

Daniel Carvalho de Souza

Daniel Chaves Santos

Daniel Cherpe de Gusmão

Daniel da Silva Duarte

Daniel de Carvalho Souza

1... 97 98 99 100 101... 406