Processo seletivo

Na feira
Na Feira é uma plataforma planejada para facilitar o contato e a compra de produtos orgânicos diretamente com o produtor no município do Rio de Janeiro e redondezas.
A primeira parte do documento é uma análise sobre o panorama atual da produção e do consumo de orgânicos no Brasil. A segunda, apresenta o desenvolvimento da plataforma.

Na Correia/ Na Correria: um experimento sobre controle e liberade dentro das narrativas interativas
Na Correia/ Na Correria é uma obra interativa baseada nos contos do livro Janela Destravada, de Carlos Meijueiro. A experiência é um passeio de bicicleta pelo centro da cidade do Rio de Janeiro e pelo subúrbio Fluminense. Na Correia/ Na Correira é uma instalação-experimento que visa promover discussões sobre liberdade e controle nas narrativas interativas, tema deste trabalho de conclusão de curso.

Myriam Hachiya

Myriam Graber

Mutirão de limpeza da oficina de materiais

Mutirão Aroeira Espaços Verdes

Mutirão Aroeira Espaços Verdes
O Mutirão foi um evento promovido pelo laboratório de design e sustentabilidade da Esdi Espaços Verdes. A proposta foi repensar a produção e consumo de alimentos nos centros urbanos e promover encontros que transformem o espaço da horta da Esdi em uma praça de convivência, agroecologia e projetos.

Mutirão Aroeira Espaços Verdes

Música e Tortura: A Política Estética da Playlist

Música e Tortura - A Política Estética da Playlist
Tratou de práticas aparentemente tão distantes quanto o uso da tortura sonora pelas forças militares dos EUA e a ubiquidade das Playlists na vida cotidiana, Thomas discutiu a instrumentalização do acústico, e analisou o que se pode chamar de uma "política da escuta".

música

museus temáticos

museus

museum exhibition

museu do meio ambiente

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro: um epicentro do design moderno brasileiro (1948 a 1978)
O trabalho se configura como uma investigação sobre a contribuição do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro para a história do design moderno brasileiro. Desde sua fundação, a instituição teve o anseio por implementar meios de ensino e pesquisa e a vocação para a promoção e divulgação de exemplares do design moderno, se tornando um grande difusor do campo e das vanguardas que o basearam. Todas as atividades propostas com este foco tinham o intuito de educar o gosto do homem, com a ambição de sua adesão ao espírito moderno, inserido em uma sociedade que vinha sofrendo graves transformações. Dada a exiguidade de estudos publicados que englobem o tema em questão em nossa historiografia, foi fundamental cumprir o levantamento, a compilação, a organização e o exame de documentos oriundos das mais diversas fontes, sobretudo os abrigados nos arquivos do Museu, inclusive aqueles ainda não catalogados. Eles testemunham os respectivos eventos, pertencentes ao período que vai de 1948, ano da fundação da instituição, até o incêndio que a atingiu, em 1978. O recorte temporal da pesquisa coincide com as iniciativas de institucionalização do campo do design e de sua implementação enquanto disciplina no país. Por esta razão, afirma-se que as origens do design moderno brasileiro se confundem com as do MAM Rio. Comprovações diretas das ressonâncias dessas ações são escassas. Contudo, tecem-se influências radiais. Espera-se contribuir para estudos no campo para, enfim, remontar, de forma cada vez mais segura, a episódios fundamentais da história do design moderno brasileiro.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Museu de Arte do Rio

museologia social

museografia

Muro da ESDI
Entre 1984 e 2003, a Esdi enfrentou um sério problema, com a doação do seu terreno, pelo governo federal, para outra instituição.

Muro Cotidiano
Muro cotidiano é um projeto de design que consiste em fazer uma interferência gráfica em um muro da Avenida Brasil, usando o conceito de modulação para criar uma reflexão na sociedade sobre a condição dos muros abandonados da avenida, e criar novas possibilidades para a programação visual deles.

muro
