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Processo seletivo

9726 itens encontrados
a-z crono

Urbanismo 4

Urbanismo 3

Urbanismo 2

Urbanismo 1

urbanismo

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UNIPEDIA: enciclopédia interativa de inter-fé: plataforma baseada na comunicação intercultural,diálogo inter-religioso, design e tecnologia

Este projeto é a concepção e construção de uma plataforma online, a UNIPEDIA: enciclopédia interativa de inter-fé. A plataforma define conceitos da espiritualidade e da religião, e sugere a possibilidade de diálogo e pontos em comum entre as fés. Foi projetada como utilidade pública, com foco nos usuários que estão buscando algum caminho espiritual ou são curiosos para saber mais sobre os assuntos abordados.

O objetivos principais são 3: informar sobre as religiões e espiritualidade, mostrar os pontos em comum entre as muitas fés e conscientizar sobre a importância do diálogo inter-religioso. A concepção da plataforma é baseada na comunicação intercultural, no diálogo inter-religioso e utiliza o design e a tecnologia como ferramentas para tal.

O presente relatório visa mostrar as etapas de concepção e construção da plataforma UNIPEDIA, para fins de graduação em Desenho Industrial/Design.

Protótipo disponível em: https://adobe.ly/2XXHbEC

2019

Unidades de Desenvolvimento Tecnológico

Unidade sincro-sonora audiovisual de imagens fixas

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1972). Consiste na elaboração de um protótipo de projetor somado a um toca fitas, que funciona de forma síncorna.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972

Unidade móvel de emergência para primeiros socorros

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1976). Este TCC aborda o projeto de uma unidade móvel de emergência para primeiros socorros e inclui etapas como levantamento de dados, tipos unidades e tratamento médico. Posteriormente, desenvolve o projeto de uma unidade médica.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1976

Unidade móvel

Unidade de Desenvolvimento Tecnológico

Uma Releitura da Escrita Brasileira no Início do Período Colonial: uma proposta Metodológica para Caligrafia

Uma Página por Vez

Uma Página por Vez é um caderno de atividades que tem como objetivo incentivar e ativar o hábito da leitura. O caderno propõe ao usuário uma jornada de autorreflexão, instigando-o a mergulhar na sua história enquanto leitor e provocando-o a enxergar a leitura como uma atividade que, além de benéfica, é prazerosa e possível de ser realizada. O projeto foi desenvolvido por Hillary de Oliveira como projeto de conclusão na Escola Superior de Desenho Industrial, sob a orientação da professora Barbara Szaniecki.

Com base numa questão norteadora -“Como voltar a ler?”- o caderno se desdobra em 5 seções que vão desde uma auto-análise até atividades e desafios que instigam a ativação do hábito da leitura. Colocando sempre a narrativa do próprio usuário no centro das atividades, o caderno busca ativar a conexão das pessoas com o mundo da leitura.

2020

Uma genealogia do espaço expositivo contemporâneo: interlocuções entre arte, curadoria e design

O espaço expositivo em museus e galerias é constituído por uma série de artefatos de mediação entre a obra de arte e o público. Analisando e historicizando as transformações dos modos de expor do século XX e início do XXI, esta tese aprofunda-se nos aspectos formadores dos espaços expositivos contemporâneos: salões carregados de informações visuais, concepções do cubo branco, instalações de arte dos anos 1960-70 e espaços projetados para a interação com o público. O texto se desenvolve por meio de um percurso histórico que se orienta por três vetores de análise que também constituem o referencial teórico trabalhos artísticos, projetos curatoriais e design exposições. Entendemos que a história do espaço expositivo não pode ser contada exclusivamente por nenhuma dessas três áreas tornando essencial a análise de sua interdisciplinaridade. Essas atividades provocaram mudanças nas formas de apresentação da obra para o público e, consequentemente, nos modos de ver os trabalhos de arte. Serão destacadas exposições históricas, apresentando grupos de artistas, designers e curadores, cujas contribuições foram seminais para a formação do ambiente de exposições de arte. A aproximação da arte no cotidiano das pessoas, característica do período aqui destacado, será demonstrada por uma série de processos de mediação. Da relação do espectador com os formatos de exibição emergem experiências que propomos refletir a partir da interlocução do design, da curadoria e da arte no espaço expositivo atual.

20 ago 2019

Uma Cozinha Inclusiva: Um novo olha sobre a cozinha segundo os preceitos o Design Universal

Esse trabalho de conclusão de curso consiste em um estudo sobre as limitações existentes em cozinhas domiciliares para pessoas com dificuldades motoras. Esse projeto propõe uma nova configuração dos armários de cozinha, segundo os preceitos do Design Universal, para facilitar a movimentação em habitações populares, utilizando de pesquisas através de entrevistas com o público e análises de movimento. Como resultado, essa análise permitiu uma nova perspectiva sobre as necessidades de pessoas com deficiência, principalmente idosos, e, com isso, foi desenhado novos formatos de armários de cozinha que permitiu uma democratização de alcance para o armazenamento que propõe conforto e menor índice de acidentes.

2021

Uma abordagem participativa para a elaboração de exposições museais

Este estudo aponta como pressuposto a importância da participação do público na elaboração de exposições museais, e destaca a necessidade de transformar os museus em espaços mais democráticos e inclusivos. Seu foco está em métodos participativos de elaboração de exposições, visando a participação ativa do público visitante no processo de concepção desse serviço. O objetivo desta tese é a delineação de um método para a elaboração participativa de exposições museais que possibilite a atuação do público visitante do museu no processo de concepção de uma exposição.

Um sistema de linguagem

Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1969) consiste no desenvolvimento de um sistema de sinalização universal. Engloba os setores de tráfego, linha, material rodante, oficina e serviços públicos.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1969

Um símbolo: uma apresentação didática

Tese (hoje TCC) da diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1973) versa sobre a criação de um símbolo, inicialmente para um escritório de cálculo estrutural, contudo ao longo do trabalho o símbolo passa por uma abstração progressiva voltada para o real.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1973
15 set 2021

Um grande encontro! Explorar a cidade de Petrópolis: um olhar arquitetônico

Com Prof. Bittar (UFRJ) e Prof. Graça (UERJ). 22.09, às 15h no Canal UERJ Petrópolis no youtube

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Um estudo sobre camping : trabalho prático e teórico

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) consiste na análise do camping, questões como transporte, alimentação, abrigo e higiene. Posteriormente desenvolve um conjunto de utensílios específico para alimentação em acampamentos.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972
De 28 mar 2024 a 28 mar 2024

Um estudo de técnicas de usabilidade e experiência do usuário para interfaces de Realidade Aumentada

Investiga o design de interfaces de realidade aumentada (RA), com objetivo de identificar lacunas nos métodos e técnicas de UX/UI Design no seu desenvolvimento e avaliação.

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Um designer de sandálias

Homenagem do professor João de Souza Leite a Alexandre Wollner

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07 mai 2018

Um Aplicativo que Cria Redes de Apoio e Gera Saúde

2021
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