Processo seletivo

Preconceito

Preceito
Esse documento é o relatório fi nal do trabalho de conclusão de curso de graduação em design pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) no ano de 2021, orientado pela professora Noni Geiger.
“Preceito” é título desse projeto, é um curta metragem de animação do gênero suspense, baseado no cotidiano; nos pequenos sustos em situações íntimas e banais que as pessoas passam no dia-a-dia. O curta narra um dia da rotina de um homem comum e entediado fazendo faxina na sua casa, até que ele encontra sinais misteriosos desenhados em seus braços, ligados a situações enigmáticas que o impedem de completar seus afazeres. O roteiro é inspirado no meu pai, que desenvolveu a mania de escrever “X” nas mãos para marcar algo de que não podia se esquecer.
O trabalho tem como característica entender a importância da narrativa em um projeto de design, para que se consiga com êxito evocar sentimentos em seus usuários - nesse caso é o espectador -, bem como lidar diretamente com a capacidade humana de simbolização. O principal objetivo do curta é direcionar e estimular o público em meio a um mistério para que tentem buscar respostas para as informações que propositalmente foram escondidas.
O projeto parte de um interesse pessoal pelo gênero, tanto na literatura quanto no cinema, somado a um fascínio pelo mundo da animação. O curta foi feito na técnica cut-out, e os softwares utilizados para as ilustrações do cenário e personagem foram Adobe Photoshop e Adobe Illustrator; para a animação, Adobe After Eff ects; e edição fi nal do curta no Adobe Premiere.

precarização do trabalho

Pré-surf: entender antes e aproveitar melhor
O projeto tem o objetivo de criar um suporte com interface digital para a analisar as condições climáticas e do mar a fim de dar suporte aos praticantes do surfe. Desta forma revelando as condições marítimas de algumas praias do litoral carioca para a realização desta atividade. A coleta de informações para o projeto foi realizada em duas partes, a primeira se constituiu em uma pesquisa entre mídias impressas e online para entender os dados climáticos e na segunda foi realizada uma entrevista com dez pessoas para conhecer a experiência delas com o surfe. Com estes dados foram criadas 4 Personas e após a pesquisa foram escolhidas 10 praias para a cobertura do Pré-surf nas quais acredita-se que tenham grande relevância para esta atividade no Rio. As praias escolhidas foram Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, Barra, Recreio, Reserva, Prainha e Grumari.

Pré-natal

Pré-escolar

Prazos de submissão para a revista ARCOS Design estendido
O prazo para submissão de artigos para as duas chamadas da revista Arcos Design foi extendido para 20 de novembro de 2017.
A Arcos Design é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Para seguir desenhando perspectivas na pesquisa em design, ao recebimento de artigos e resenhas em fluxo contínuo, a revista passa agora a realizar chamadas abertas – call for papers – sob responsabilidade de professores do PPDEsdi.
Para saber mais acesse: http://www.esdi.uerj.br/noticias/3714/duas-chamadas-abertas-para-a-revista-arcos-design

Prazo prorrogado para envio de trabalhos ao 5º SPGD 2019
A nova data limite para envio do resumo expandido é 30/10!

práticas políticas experimentais

Práticas pedagógicas

práticas participativas e colaborativas

Práticas para cidades possíveis [Rua em transe]

práticas educativas

Práticas do Zanzar
Um estudo metodológico sobre formação em arte através da realização de jogos psicogeográficos e topofílicos

práticas de design

Práticas Culturais Periféricas

Práticas criativas colaborativas: desafios para o design e para a cidade na perspectiva do comum
O recente rebaixamento do grau de investimento da cidade do Rio de Janeiro e a crise brutal do Estado indicam claramente um modelo de desenvolvimento inadequado e um legado negativo dos megaeventos aqui realizados. O “criativo” temum papel nesses processos. A pesquisa se desenvolverá em dois eixos:
(1) o primeiro com ênfase no que se entende hoje por cidade criativa a nível global, na sua configuração local em distritos criativos e na possibilidade deste arranjo produtivo trazer benefícios aos cidadãos. Diante aos limites das parcerias público privadas, a perspectiva do “comum” vem sendo pesquisada por vários autores ainda que timidamente implementadas econômica ou politicamente; (2) após a contextualização do primeiro eixo, o segundo terá como foco as práticas, desde a co-pesquisa e o co-working até as práticas criativas colaborativas propriamente ditas e, em particular, a do co-design.

práticas criativas colaborativas

Práticas Coletivas

Práticas Artísticas

prática reflexiva

prática profissional de design de tipos digitais

Prática crítica do design
