--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

9726 itens encontrados
a-z crono

Superfície: Design & tecnologia

O curso visa apresentar conceitos sobre sistemas de repetição em design de superfícies e possibilidades de atuação profissional nesse campo. Através da exposição de estudos de caso em superficies de madeira, vinyl e cerâmica, por profissionais da indústria de média e larga escala, buscaremos aproximar os participantes das etapas e processos envolvidos no desenvolvimento dos produtos.

Oficina de superfície

Este curso visa contextualizar os alunos em relação aos conceitos sobre módulo, rapport e sistemas de repetição em design de superfície e possibilidades de atuação profissional nesse campo. Enfatizar a importância do pensamento projetual como fator que diferencia a atuação profissional do designer de outros profissionais, e sua viabilidade em superfícies bi e tridimensional.

Design como prática de correspondência: uma aproximação com a antropologia de Tim Ingold

Em quatro encontros semanais, o curso propõe uma aproximação com a antropologia de Tim Ingold, mais especificamente quando o autor discute questões relacionadas a design e formula o conceito de correspondência (Ingold 2011, 2013, 2015, 2016; Gatt, Ingold, 2013).

Fotografia básica

O curso pretende ensinar técnicas básicas de fotografia, para que os alunos possam dar os primeiros passos na área. Serão apresentadas as bases teóricas necessárias na primeira parte e em seguida os alunos terão oportunidade de praticar e tirar dúvidas. O curso é voltado para pessoas que têm pouco ou nenhum conhecimento sobre fotografia, mas muita vontade de aprender. Para a parte prática o ideal é que o aluno tenha uma câmera com controle manual de exposição, mas não é obrigatório.

Introdução à costura

O objetivo do curso é conquistar o domínio básico da costura. Serão três encontros de 2h40. No primeiro encontro entenderemos como funciona uma máquina de costura com exercícios práticos. No segundo, produziremos uma peça simples, entendendo algumas técnicas iniciais de corte e modelagem. Na terceira aula, vamos finalizar a peça com práticas de costura de mão como alinhavo e bordado, entre outras. Estes conhecimentos básicos são essenciais para o aprendizado mais avançado da costura, que será abordado nos próximos módulos.

Jogos: facilitando diálogos em processos colaborativos e participativos

O curso tem como objetivo apresentar o jogo como uma ferramenta eficiente para gerar engajamento entre atores distintos e em contextos diversos, viável tanto na pesquisa acadêmica quanto em projetos profissionais. Por meio de experimentações práticas com jogos exploratórios de design, os participantes serão estimulados a refletir sobre processos colaborativos, bem como irão assimilar técnicas e parâmetros essenciais à estruturação e configuração de jogos voltados para pesquisa e projeto. De caráter aberto e transdisciplinar, este curso é direcionado a todas as pessoas interessadas em práticas criativas que estimulem engajamento e facilitem diálogos no meio em que atuam.


Planejamento de Marca

Este curso propõe ensinar como desenvolver o planejamento de uma marca, considerando as primeiras etapas de um projeto de branding. Ele apresentará cases de branding, feitos pela professora, com a finalidade de discutir as manifestações digitais e analógicas das marcas através de seus pontos de contato.

Durante as aulas serão abordados o processo de criação de uma marca e seus principais pontos: contexto, tendências culturais, posicionamento, stakeholders, credenciais, cultura corporativa, pilares, personalidade, atributos, discurso,propósito, tom de voz, missão, visão, valores, essência e experiência. O objetivo desse curso é imergir nesse universo holístico para ensinar como são construídas identidades de marca únicas e engajadoras. 

O curso contará com a participação do produtor da Festa Manie Dansante Vinícius Fontes que irá apresentar a trajetória de construção da marca e o processo de desenvolvimento do planejamento de comunicação do evento que já existe há mais de cinco anos e é um case de sucesso na noite do Rio. Ao longo do curso, os alunos realizarão exercícios alinhados ao conteúdo proposto como: construir uma plataforma de marca e uma proposta de valor.


Arrastão da Escrita

O curso se divide em três aulas, As duas primeiras de 2h e a última de 3h. Na primeira aula, os alunos trarão parágrafos criados a partir de frases predefinidas e divulgadas antes do início do curso. Na segunda aula, divididos em grupos, os participantes trabalharão colaborativamente para unir os parágrafos discutidos na primeira aula em textos singulares. Para a última aula, cada participante deverá trazer sua versão pessoal de um dos textos produzidos anteriormente. Os trabalhos individuais serão lidos, analisados e discutidos por todos.

Projeto Correspondências: Oficina de canto e música

A oficina de canto e música ministrada por Ibã Sales Huni Kuin tem carga horária de 15 horas distribuídas ao longo de cinco períodos (segunda a sexta) de 03 horas, entre 19h e 22h. Nos três primeiros dias, tem lugar na Esdi, e nos dois últimos períodos os oficineiros se reúnem a Ibã e a um grupo de músicos organizado por Domenico Lancellotti, que realizará, na sexta-feira, 06/10, um encontro musical aberto ao público.  Ministrada por Ibã Sales Huni Kuin.

Projeto Correspondências: Oficina de desenho e experimentação visual

A oficina de desenho e experimentação visual será ministrada por Ibã Sales Huni Kuin, com apoio de Zoy Anastassakis, ao longo de 04 períodos que totalizam 16 horas-aula. Partindo do canto e da música apresentada por Ibã, os oficineiros serão estimulados a desenhar e explorar outras linguagens visuais para em seguida produzir experimentos visuais em torno dos desenhos e da música.  Ministrada por Ibã Sales Huni Kuin e Zoy Anastassakis.

Fotografia básica

O curso pretende ensinar técnicas básicas de fotografia, para que os alunos possam dar os primeiros passos na área. Serão apresentadas as bases teóricas necessárias na primeira parte e em seguida os alunos terão oportunidade de praticar e tirar dúvidas. O curso é voltado para pessoas que têm pouco ou nenhum conhecimento sobre fotografia, mas muita vontade de aprender. Para a parte prática o ideal é que o aluno tenha uma câmera com controle manual de exposição, mas não é obrigatório.  

Jogos: facilitando diálogos em processos colaborativos e participativos

O curso tem como objetivo apresentar o jogo como uma ferramenta eficiente para gerar engajamento entre atores distintos e em contextos diversos, viável tanto na pesquisa acadêmica quanto em projetos profissionais. Por meio de experimentações práticas com jogos exploratórios de design, os participantes serão estimulados a refletir sobre processos colaborativos, bem como irão assimilar técnicas e parâmetros essenciais à estruturação e configuração de jogos voltados para pesquisa e projeto. De caráter aberto e transdisciplinar, este curso é direcionado a todas as pessoas interessadas em práticas criativas que estimulem engajamento e facilitem diálogos no meio em que atuam.

Design Thinking

Afinal, o que é Design Thinking? No que essa abordagem se difere do que sempre foi feito no campo do design? Por que o termo tem sido mencionado em outras áreas do conhecimento? Mesclando teoria e prática, neste curso visa-se abordar essas e outras questões, além de fomentar o pensamento crítico acerca do design como propulsor da inovação.


Arduino aplicado à irrigação automatizada de baixo custo

O objetivo dessa oficina é apresentar os princípios básicos de programação com Arduino e sua aplicação em projetos de automação de irrigação de hortas e iniciativas de agricultura urbana de médio porte. O caráter acessível e adaptável da plataforma Arduino permite que o sistema possa atender às necessidades específicas, se integrado também a outras técnicas, como a captação da água de chuva e o monitoramento climático local.
No curso os participantes irão projetar e montar um sistema automatizado de irrigação e será concluído com a instalação do protótipo na horta da ESDI.  


Design de objetos para uso em espaços públicos

O curso - composto por quatro aulas - pretende debater critérios de observação de objetos em espaços públicos, como mobiliário urbano, mobiliário escolar, sistemas de sinalização e exposições. Tais objetos ou sistemas são usados em ambientes públicos ou público-privados e têm grande influência dos projetos arquitetônicos /urbanísticos, uma vez que fazem parte da vida cotidiana das cidades e de diversos espaços de empreendimentos privados.

De caráter interdisciplinar, estes objetos são muitas vezes resolvidos de forma disciplinar, resultando em problemas. Discutiremos de que maneira, a partir de um processo de trabalho mais interativo, com a efetiva participação em grupo, podemos obter resultados não só mais bem aceitos, como mais sustentáveis.

No curso, vamos ainda observar, por analogia, alguns caminhos de projetos para outros tipos de objetos, como por exemplo, mobiliário hospitalar e equipamentos de transporte público. Como a proposta das aulas não envolve decisões projetuais, mas somente critérios e estratégias para abordagem em projetos, o curso dirige-se a todos que se interessem pelos temas descritos acima.


Metodologia de Pesquisa para Tecnologia, Produto e Inovação

Acompanhamento de Estudos em Tecnologia, Produto e Inovação

Computação Física

Design de Interação

Design e Inovação nos Serviços

Design, Ciência e Tecnologia

Gestão de Projetos

Indústrias Criativas e Inovação

Inovação e Design de Negócios

1... 8 9 10 11 12... 406